opinião
Comentador

A ressurreição de Sánchez, do bipartidarismo e da ingovernabilidade

24 jul 2023, 07:01

Um teste inconclusivo numa noite surpreendente

Não há governo evidente no final da noite eleitoral espanhola. O primeiro-ministro mais provável a sair da ida às urnas de ontem é, surpreendentemente, o incumbente: Pedro Sánchez.

Nem que seja em gestão até novas eleições, o secretário-geral do PSOE demonstrou um instinto político apurado e uma resiliência eleitoral que lhe poderão valer a sobrevivência e, possivelmente, mais quatro anos de poder.

Tudo dependerá da votação que resultar do debate de investidura, entre o final de agosto e o início de setembro, onde o vencedor das eleições terá de conseguir 176 dos 350 votos do congresso.

O Partido Popular, que conquistou mais assentos na noite de ontem, dificilmente o conseguirá. O Partido Socialista Espanhol também enfrentará dificuldades. Caso nenhum consiga uma maioria nesse primeiro momento, a câmara reunir-se-á 48 horas depois com uma fasquia mais baixa: bastará ter mais ‘sins’ do que ‘nãos’. E é nesse cenário que Sánchez poderá, mais do que não estar morto, voltar à vida. Caso contrário, Espanha viverá novas eleições no final deste ano, exatamente como teria vivido no calendário regulamentar.

A jogada de Sánchez, ao antecipar o ato eleitoral na ressaca da derrota autárquica de maio, foi um all in. Um ‘tudo ou nada’ que, depois de ontem, poderá vir a dar-lhe quase tudo. A pergunta, olhando a distribuição de mandatos, divide-se em três: como, quem e a que custo. Se o PSOE amealhar o apoio do SUMAR, dos catalães da ERC, dos galegos do BNG, dos bascos do PNV, e ainda as abstenções do Bidu (basco) ou do Junts (catalão), é matematicamente possível que Pedro Sánchez seja novamente indigitado presidente do governo espanhol. Se assim acontecer, terá ganho, perdendo.

A questão dificulta-se porque envolve agradar a vários independentistas das mesmas regiões, mas com sensibilidades ideológicas distintas. E, por outro lado, porque o PP deverá conquistar uma maioria no senado que lhe permitirá inviabilizar concessões orçamentais e legislativas, assim como cedências constitucionais mais drásticas, como referendos de secessão.

A potencial saída de Alberto Feijó, o mais votado nas eleições de ontem, é estreita e igualmente complexa. O galego necessita de contar com os seus 136 deputados, com os 33 do Vox (que perdeu metade da bancada), com a simpatia dos deputados únicos de Navarra e das Canárias, e ainda com a mesma abstenção do Junts, partido de Carles Puigdemont, exilado em Bruxelas, cujas convicções chocam diretamente com a agenda nacionalista do Vox. É esse, no fundo, o paradoxo que exponencia a ingovernabilidade espanhola. Feijó, que teve mais votos, tem menos hipóteses de governar. Ao contrário de Sánchez, pode perder, tendo ganho. Pelo menos até novas eleições.

O que acontecerá daqui até lá é igualmente incerto, na medida em que os socialistas espanhóis detêm um horizonte sorridente (a presidência espanhola da União Europeia como plataforma de pré-campanha) e o Partido Popular, apesar dos 3 milhões de votos trazidos por Feijó em comparação com 2019, corre riscos de tumulto interno. Ontem à noite já houve gritos por Ayuso em Madrid.

Um bipartidarismo de minorias

A capacidade negocial de Sánchez e a gestão de expectativas de Feijó determinarão a inevitabilidade de novas eleições. As deste domingo, por mais inconclusivas que sejam, trazem sinais relevantes para o sistema político espanhol e para as demais democracias europeias. A resistência dos dois partidos ao centro é notável, mesmo que já não autossuficiente. O caminho para um bipartidarismo de minorias parece incontornável e o risco de ingovernabilidade quase um novo normal.

Sánchez, como se vê, não deve ser subestimado. Depois de perder as eleições municipais e regionais, provocar eleições e ser achincalhado em campanha, acrescentou mais dois lugares ao seu grupo de deputados. No dicionário dos sobreviventes políticos, ganhou definitivamente entrada. No futuro de Espanha, saberemos em breve.

Relacionados

Colunistas

Mais Colunistas

Patrocinados