Teoria de que se trate de destroços de um avião comercial já foi contrariada e a polícia australiana diz mesmo que "não há provas" que a sustentem
Serão destroços de um avião comercial? Ou um motor de um foguetão? Certezas quanto à origem do objeto cilíndrico e enferrujado que deu à costa numa praia australiana ainda não há. No entanto, sabe-se agora que foi levado para um local secreto pela Agência Espacial Australiana e teme-se que possa representar um perigo para a saúde pública, avança o jornal britânico The Guardian.
A Agência Espacial Australiana assumiu a tarefa de identificar o objeto desconhecido que foi descoberto no sábado passado em Green Head, a 250 quilómetros de Perth, na Austrália Ocidental, e acredita que é provável tratar-se de um motor de foguetão, como se pode ler no Twitter oficial da agência, contrariando a teoria de que se tratam de destroços de um avião comercial.
*UPDATE*
We have determined the object is most likely a solid rocket motor casing.
We're continuing the process of identifying the type of rocket & its origin through ongoing engagement with our global counterparts. @WA_Police have coordinated the object's removal & storage. https://t.co/04ZHjLBJ8Y
— Australian Space Agency (@AusSpaceAgency) July 19, 2023
A mesma posição é partilhada pela polícia australiana que afirma que, "ao contrário do que se especula, não há provas que sustentem a teoria de que o objeto esteja ligado de alguma forma a um avião comercial".
Segundo o The Guardian, esta não é a primeira vez que a agência afirma de que o objeto pode ser parte de um veículo espacial estrangeiro, dizendo agora que estão a trabalhar com os homólogos estrangeiros para tentar identificar o cilindro com cerca de 2,5 metros de altura.
Certo é que antes do objeto ser levado para um local secreto, a polícia australiana criou um cordão de segurança “para garantir que o objeto não representava qualquer perigo para a comunidade", enquanto os peritos da agência espacial trabalhavam na sua identificação.
Os peritos não são os únicos a tentar decifrar a origem do objeto e, um pouco por todas as redes sociais, há quem dê palpites sobre o que poderá ser. A principal aposta é a de que se trata de lixo espacial de um foguetão indiano, LVM3-M4, lançado para órbita terrestre na passada sexta-feira, como se pode ler na página oficial de Twitter da Organização Indiana de Pesquisa Espacial.
LVM3 M4/Chandrayaan-3 Mission:
— ISRO (@isro) July 14, 2023
LVM3 M4 vehicle🚀 successfully launched Chandrayaan-3🛰️ into orbit.