«Paulo Bento? Não quis faltar ao respeito a ninguém»

19 mar 2014, 10:59
Manuel Fernandes

Manuel Fernandes em entrevista à Maisfutebol Total

Manuel Fernandes não veste a camisola da seleção de Portugal desde 29 de fevereiro de 2012. Um ano bissexto, curiosamente. Já agora, o próximo será 2016, mas o médio do Besiktas não quererá esperar por essa altura para voltar a cantar o hino nacional.

No primeiro contacto com a Maisfutebol Total
, Manuel Fernandes não afasta a hipótese de uma entrevista. Entretanto, lesiona-se com alguma gravidade mas mantém a palavra. Aliás, acaba por ser o jogador a fazer o telefonema à hora marcada para dar início à conversa. 


«Esta é uma fase decisiva da minha carreira»

O médio assumiu o seu compromisso. Curiosamente, terá sido uma reunião falhada a gerar uma confusão entre Paulo Bento e o jogador do Besiktas.

Em novembro de 2013, o selecionador nacional deu uma entrevista ao Record e não poupou Manuel Fernandes. «O Manuel Fernandes não quer vir à selecção. Antes dos jogos com Israel e o Azerbaijão, fui à Turquia, com outro elemento da equipa técnica, para falar com ele. E o Manuel Fernandes não quis falar comigo. Se não quer falar com o seleccionador, é porque não quer estar na selecção. Esse é um assunto encerrado», garantiu o técnico.

O jogador respondeu pela primeira vez através do Diário de Notícias, apresentando a sua versão. «Confirmo que não falei com ele. Soube que o selecionador veio à Turquia para falar com outros jogadores portugueses e ver o Besiktas com o Fenerbahçe, mas até à altura do jogo eu não tinha sido contactado.»

«Acabámos por ganhar no último minuto, o que originou uma grande festa, e acabei por seguir com o resto da equipa na comemoração da vitória no dérbi. O jogo correu-me de feição e fui bastante solicitado, pelo que acabou por não ser oportuno falar com Paulo Bento naquela noite», explicou Manuel Fernandes.

Paulo Bento manteve o médio fora do seu leque de opções. Aliás, Manuel Fernandes fez a sua estreia pela seleção em fevereiro de 2005 mas não foi além das nove internacionalizações em sete anos. Nunca participou numa fase final. 



«Nunca recusei jogar pela seleção nacional!»

Ainda assim, na entrevista à Maisfutebol Total, o jogador de 28 anos não reacende o foco de polémica. Prefere falar apenas em opções do selecionador nacional, garantindo que nunca virou as costas a Portugal.

«O selecionador nacional tem o seu núcleo duro e sei que é difícil entrar. Há vários jogadores de qualidade a lutar pelos mesmos lugares», começou por dizer.

Manuel Fernandes não quer acreditar que o episódio da conversa falhada com Paulo Bento chegue para explicar a sua ausência da seleção: «Penso que as razões para a minha ausência da seleção passam por haver outros jogadores. Não sei como essa questão foi interpretada mas não quis faltar ao respeito a ninguém. Resta-me continuar a trabalhar.»

«Pode ser que o selecionador tenha levado a mal, pode ser que não, não sei. Sei é que a seleção nacional tem um núcleo duro e não creio que a questão seja essa, penso que seja apenas uma opção do selecionador», insiste.

O médio faz questão de explicar, de qualquer forma, que está totalmente disponível para representar a seleção nacional: «Nunca recusei jogar pela seleção nacional! Se isso acontecesse, seria o primeiro a vir a público anunciar essa decisão e explicar os motivos. Nunca faria as coisas de uma forma pouco clara, explicaria abertamente a decisão.»



«Não me vejo no Mundial do Brasil»

Nesta altura, Manuel Fernandes procura recuperar de uma tendinite no joelho direito. Não joga desde 22 de fevereiro e, por tudo isso, tem poucas esperanças de integrar a convocatória para o Campeonato do Mundo de 2014. «Claro que há sempre uma esperança ténue de ainda ir ao Mundial mas agora sem jogar parece-me ainda mais difícil.»

«Sinceramente, não vale a pena estar a fugir às evidências: não me vejo no Mundial do Brasil», atira, mais à frente, acrescentando: «Por agora, penso sobretudo em recuperar bem, tentar ainda voltar a jogar esta época mas de forma segura, sem precipitações, de forma a evitar uma recaída. Isso seria o pior que poderia acontecer nesta altura.»

Manuel Fernandes não deixará de torcer pela Seleção Nacional e garante que Portugal ficará bem servido com Hugo Almeida na frente de ataque, se Hélder Postiga não superar os problemas físicos com que se tem deparado. Os dois jogadores do Besiktas têm construído uma relação forte.

«Sobretudo, é uma grande amizade que foi crescendo ao longo destes anos. Podia estar aqui uma hora a falar sobre o Hugo Almeida, mas sou suspeito. Basta dizer que é um dos melhores marcadores do campeonato turco e tem claramente valor para ser útil à seleção», considera.

O médio deseja boa sorte à seleção no Mundial do Brasil. «Se a seleção encarar o Mundial jogo a jogo pode surgir como um bom outsider. O importante é perceber como chegarão os principais jogadores ao Campeonato do Mundo, com tantos jogos nas pernas. A forma do Ronaldo, por exemplo, será importante. Essa carga de jogos vai determinar o desempenho de muitas seleções, não só de Portugal», conclui, em entrevista à Maisfutebol Total.

Relacionados

Patrocinados