"Vim aqui para dizer que Israel está do lado da Ucrânia": MNE israelita visita Kiev pela primeira vez desde o início da guerra

16 fev 2023, 15:07
MNE israelita com Dmitry Kuleba (D.R.)

Israel não impôs sanções à Rússia, não partilhou dados dos serviços de informação nem enviou armamento a Kiev, ainda que tenha sempre condenado a invasão russa da Ucrânia,

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Eli Cohen, chegou esta quinta-feira a Kiev, onde deverá reunir-se com o presidente ucraniano.

O anúncio foi feito pelo próprio numa publicação no Twitter, onde justificou a visita para declarar que "Israel está do lado da Ucrânia e do povo ucraniano neste período difícil.

Israel tem fornecido ajuda humanitária à Ucrânia, mas até ao momento não se sabe se o chefe da diplomacia israelita vai anunciar um aumento nas ajudas fornecidas a Kiev. Desde o início da guerra, os israelitas têm procurado apoiar a Ucrânia sem entrarem em rota de colisão com Moscovo, para garantir que não são colocados em causa interesses estratégicos israelitas nos quais a Rússia tem um papel importante.

O país não impôs sanções à Rússia, não partilhou dados dos serviços de informação nem enviou armamento a Kiev, ainda que tenha sempre condenado a invasão russa da Ucrânia, limitando as suas ajudas a assistência humanitária e equipamentos de proteção.  

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados