Extrema-direita consegue 50 deputados e mais de um milhão de votos

Pedro Santos Guerreiro , Notícia atualizada a 21 de março de 2024, com inclusão dos resultados eleitorais do estrangeiro
10 mar, 21:26
Líder do Chega, André Ventura, entra na sede de campanha ( Miguel A. Lopes/ LUSA)

Financiamento do Chega superior a quatro milhões de euros em subvenção pública

Cinco anos depois de eleger o seu primeiro deputado, o Chega conseguiu atingir os 50 deputados nas eleições legislativas, alcançando quase 1,170 milhões de votos, numa clara ascendência da extrema-direita, que quadriplica os resultados de 2022.

O Parlamento vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril com 50 deputados do Chega, partido conotado com a extrema-direita – conotação que o partido rejeita.

As sondagens à boca da urna já apontavam para um enorme crescimento do partido liderado por André Ventura: entre 16,6% e 21,6% do total dos votos. Isso mesmo veio a verificar-se - o Chega teve 18,07%, já depois de contar os votos dos círculos de emigração.

O Chega tem apenas cinco anos de vida. Foi em 2019 que o partido se candidatou pela primeira vez numas legislativas, tendo então alcançado cerca de 68 mil votos.

Três anos depois, multiplicou esse valor de votos por quase seis vezes, acercando-se dos 400 mil votos. Dois anos volvidos, esse valor quase triplicou.

Esta votação supera, pois, a que André Ventura tinha alcançado nas Presidenciais de 2021, quando recebeu 497 mil votos.

Chega já garantiu mais de quatro milhões de euros em subvenção pública

O Chega já conseguiu garantir mais de 4,1 milhões de euros em subvenção pública tendo em conta os votos nas eleições legislativas realizadas este domingo.

A lei 19/2003, onde se regula o financiamento dos partidos políticos, prevê uma subvenção “a cada partido que haja concorrido a ato eleitoral, ainda que em coligação, e que obtenha representação na Assembleia da República”.

Segundo a mesma legislação, a subvenção consiste numa quantia em dinheiro “equivalente à fração 1/135 do valor do IAS [Indexante de Apoios Sociais], por cada voto obtido”.

O valor do IAS em vigor é de 509,26 euros, pelo que o valor da subvenção seria de 3,77 euros por voto, mas como ainda se tem de aplicar um desconto de 10%, o valor por voto é de 3,4 euros por voto.

Ou seja, o Chega já terá garantido um financiamento superior a quatro milhões de euros.

Ficha Técnica

Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI e CNN Portugal com o objetivo de recolher informação sobre o comportamento de voto nas eleições legislativas de 10 de março de 2024. O trabalho de campo decorreu no dia 10 de março de 2024.

Foram recolhidas 28.089 simulações de voto através de sistema TAPI (Tablet Assisted Personal Interview), presencialmente, após terem votado.

A amostra foi recolhida de forma aleatória em 45 freguesias ( 115 assembleias de voto) .

A Taxa de resposta foi de 65,12% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.

A ficha técnica completa bem como todos os resultados foram depositados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.

Relacionados

Decisão 24

Mais Decisão 24

Mais Lidas

Patrocinados