Ministro da Educação quer começar a negociar com os professores "na próxima semana"

CNN Portugal , MJC
5 abr, 17:38

Fernando Alexandre garante que a sua equipa tem capacidade para responder a todas as questões da educação

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, garantiu nesta sexta-feira que as negociações com os professores começam já "na próxima semana".

No programa eleitoral, o PSD prometia a reposição do tempo integral de serviço dos professores, no tempo da legislatura, ou seja, a começar em 2025 e a terminar em 2028. A medida tinha uma estimativa de custo de 60 milhões de euros para cada ano, o que daria no total 240 milhões de euros de custos.

À entrada para o Palácio da Ajuda, em Lisboa, onde vai decorrer a tomada de posse dos secretários de Estado do novo Governo, o ministro da Educação explicou aos jornalistas que a sua equipa foi "constituída para cobrir todas as dimensões e a execução do programa do Governo que está a ser finalizado, onde está previsto que em relação às instituições do Ensino Superior o Estado seja uma entidade reguladora e que garanta os recursos, mas que as instituições no exercício da sua autonomia, possam cumprir a sua missão", justificando assim o facto de não haver uma secretaria de Estado dedicada especificamente ao Ensino Superior. "O Ensino Superior em Portugal está de tal forma estabelecido que nós precisamos de tornar isso explícito", disse, dando a entender que esta pasta ficará sob a sua própria alçada.

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação vai ter três secretários de Estado: 

  • Secretário de Estado Adjunto e da Educação: Alexandre Homem Cristo
  • Secretário de Estado da Educação: Pedro Dantas da Cunha
  • Secretária de Estado da Ciência: Ana Paiva

 

Relacionados

Governo

Mais Governo

Mais Lidas

Patrocinados