Certificados de aforro vão dar mais em Agosto

Redação , PGM
27 jul 2010, 11:22
Certificados de Aforro

Taxa de rentabilidade está a subir há quatro meses e já está perto de 1%, acompanhando a subida das Euribor

As taxas Euribor começaram a inverter a tendência de queda dos últimos meses e recomeçaram a subir, ainda que devagar. Para quem tem créditos, pode indiciar uma má notícia - quer dizer que em breve as prestações vão voltar a subir - mas para quem tem dinheiro aplicado em depósitos ou certificados de aforro, é um bom sinal.

A rentabilidade dos certificados é calculada no antepenúltimo dia útil de cada mês com base numa fórmula: 85% da média da Euribor a três meses nas dez sessões anteriores (a sessão de hoje é a última a contar), a que se soma um factor permanente de 25%, e já está a crescer há quatro meses, situando-se agora perto de 1%.

Quem subscrever em Agosto receberá, assim, uma taxa bruta anual de 0,992% mas quem ainda subscrever este produto em Julho receberá apenas 0,873%.

Taxas que ainda não convencem os portugueses, que continuam a fugir dos certificados. Só este ano, os portugueses retiraram mais de 440 milhões de euros deste produto, sendo que o ritmo está a acelerar. Em Junho, a saída líquida foi de 97 milhões de euros dos certificados de aforro, o valor mais elevado desde Outubro de 2008.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Mais Lidas

Patrocinados