VÍDEO: Roda celebra subida, mas perde e acaba por falhar promoção

11 mai, 10:45
II Liga dos Países Baixos: Groningen-Roda ( BSR Agency/Getty Images)

Na disputa pelo regresso à Eredivise, as hostes do Roda festejaram demasiado cedo na penúltima jornada. Uma semana depois, caem em casa do Groningen

O futebol é também um desporto cruel para os sonhadores. Na II Liga dos Países Baixos, o Roda terá a lamentar os festejos precoces e a falta de cooperação dos Deuses da bola. Há uma semana, na penúltima jornada do campeonato, este histórico emblema, em posição vantajosa (2.º), deu por consumada a promoção à Eredivise.

Após o triunfo caseiro sobre o Cambuur, por 2-0, os festejos «engoliram» o relvado, numa fase em que restavam poucos minutos para o término da partida do Groningen (3.º), que perdia por 1-0 no reduto do Telstar. A conjugação de resultado permitiria ao Roda regressar à Liga.

Todavia, um balde de água gelada caiu sobre aquele estádio quando os ecos da partida do «rival» chegaram. Ora, aos 90+5m, o Groningen empatou, adiando as decisões para a derradeira ronda.

Para agravar a ansiedade, o último jogo da época opôs Groningen e Roda, no reduto do terceiro classificado. Longe destas disputas estava o Willem II, que já havia garantido a promoção à Eredivise.

 

Na noite desta sexta-feira, o Groningen venceu, por 2-0, tomando de assalto o segundo lugar, com 75 pontos, os mesmos do Roda. Num final de campeonato para recordar, o Groningen selou o regresso à Eredivise, um ano depois.

 

Por sua vez, o Roda ainda disputará o play-off de acesso à Liga. Para atingir o objetivo que escapou na última noite, terá de começar por dobrar o NAC Breda, numa eliminatória disputada a duas mãos.

Nesta fase estão também envolvidos Dordrecht, Den Haag, Graafschap e Emmen. Quem levar a melhor defrontará o 16.º classificado da Eredivise.

 

Relacionados

Patrocinados