O piloto da Toyota aproveitou a desistência de Thierry Neuville e Sébastien Ogier para ascender ao comando da prova
O estónio Ott Tanak (Toyota) é o novo líder do rali da Turquia, aproveitando da melhor forma os despistes do belga Thierry Neuville (Hyundai) e do francês Sébastien Ogier (Ford).
Thierry Neuville, líder do campeonato à partida para esta prova, foi o primeiro a ficar pelo caminho na manhã deste sábado, com a suspensão do seu Hyundai i20 partida logo na especial que abriu a segunda jornada do Rali da Turquia. "Não batemos em nada. Foi mesmo azar", comentou o belga.
Sébastien Ogier herdou então a liderança, que perdeu na última especial da manhã. A quebra de um triângulo da suspensão do seu Ford Fiesta obrigou à reparação em plena ligação. "Foi muito difícil. Estive a ponto de desistir pois já não tinha energia", comentou o monegasco. Ogier explicou que "numa lomba", não viu o que lhe pareceu "um buraco".
Com o tempo demorado na reparação da avaria, chegou seis minutos atrasado à especial seguinte, o que lhe valeu uma penalização de 60 segundos. Com isso, caiu para quarto da geral, a 46 segundos do norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai).
Na primeira especial da tarde, Ogier despistou-se quando tentava atacar a liderança da prova e Mikkelsen sofreu uma avaria no eixo de transmissão dianteiro direito do seu Hyundai i20 e perdeu muito tempo ao ficar só com tração nas rodas traseiras.
Com este golpe de teatro, Ott Tanak herdou, o comando da prova, sendo agora o favorito à vitória final, já que terminou o penúltimo dia o Rali da Turquia com 13,1s de vantagem avanço sobre o segundo classificado, o seu colega de equipa na Toyota, o finlandês Jari-Matti Latvala.
O terceiro lugar é ocupado por Haydden Paddon, o melhor piloto da Hyundai, que está a 1m10s do líder da prova.
Esta segunda etapa do Rali da Turquia ficou ainda marcado pelo incêndio no Citroen de Craig Breen. Acontecu na ligação para a 12.ª especial da prova, quando o carro de Breen incendio-se e o piloto foi forçado a desistir, já que o seu carro foi totalmente consumido pelas chamas.
Domingo disputa-se o derradeiro dia do Rali da Turquia, com quatro especiais, incluindo a ‘power stage’, que atribuiu pontos extra aos cinco mais rápidos.