DGS volta a disponibilizar dados diários da covid-19 mas de maneira diferente

CNN Portugal , BCE
29 mar 2022, 18:19
Mulher com máscara de proteção facial. (Pexels)

De acordo com os dados disponíveis agora no site oficial da DGS, esta segunda-feira registaram-se 11.732 novas infeções e 22 mortes por covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) voltou a disponibilizar os dados diários de infeções e óbitos da covid-19, avançou o Público e confirmou a CNN Portugal.

À CNN Portugal, fonte da DGS explicou que esta disponibilização dos dados já estava prevista, não se tratando de um regresso aos boletins diários mas sim da publicação dos dados no site, através de uma página do excel à qual todos os utilizadores podem aceder. 

No passado dia 11 de março, a DGS decidiu passar a divulgar o boletim dos dados de covid-19 semanalmente. Contudo, a decisão foi alvo de várias críticas por especialistas, que chegaram mesmo a acusar a entidade de esconder dados da covid-19.

“Não percebo porque é que de repente números que são conhecidos das autoridades de saúde ficam secretos”, disse o matemático Henrique Oliveira, do Instituto Superior Técnico, em entrevista à CNN Portugal, na qual criticou a "pouca qualidade" do relatório semanal, por conter menos informação do que os anteriores.

O pneumologista Filipe Froes considerou que o momento para passar dos boletins diários para semanais não foi o mais adequado:“O que estamos a viver agora é uma situação de maior incerteza, estamos com uma monitorização mais atrasada e menos fina. É evidente que não estamos a viver como já vivemos, mas precisávamos de manter os mesmos dados."

De acordo com os dados disponíveis agora no site oficial da DGS, esta segunda-feira registaram-se 11.732 novas infeções e 22 mortes por covid-19.

 

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados