Leicester sobe à Premier League e paga 17 milhões de euros por Fatawu

26 abr, 22:24
Fatawu Issahaku está em grande no Leicester

Sporting garante encaixe financeiro com o ganês de 9,1 milhões de euros (para já). Regresso ao principal escalão confirmado com a derrota do Leeds ante o QPR (4-0)

O Leicester garantiu, esta sexta-feira, a subida à Premier League, com a derrota do Leeds United na visita ao Queens Park Rangers, por 4-0, em jogo da 45.ª e penúltima jornada do Championship, a II Liga inglesa.

Golos de Ilias Chair (8m), Lucas Andersen (22m), Lyndon Dykes (73m) e Sam Field (86m) ditaram a pesada derrota do segundo classificado do Champonship, que não só comprometeu as contas da subida direta, como possibilitou a festa antecipada ao Leicester.

Com este resultado, o Leicester, onde joga o português Ricardo Pereira, sobe um ano depois da descida e quem festeja, mas a nível financeiro, é o Sporting.

Com a subida do Leicester, está definitivamente confirmada a transferência definitiva de Abdul Fatawu Issahaku, que tinha sido emprestado pelo Sporting, com uma cláusula de compra obrigatória de 17 milhões de euros no caso de promoção ou, segundo a imprensa inglesa, caso o atleta realizasse um mínimo de 60 por cento dos jogos da equipa em 2023/24 (algo já conseguido nesta altura).

Os ingleses vão, assim, pagar 17 milhões de euros pela contratação do extremo. Porém, o Sporting, que contratou o atleta ao Steadfast por 1,2 milhões de euros, vai encaixar (para já) 9,1 milhões de euros, cedendo os 50 por cento previstos da mais-valia da transferência ao Steadfast (7,9 milhões de euros dos 15,8 milhões da mais-valia).

O plantel do Leicester assistiu ao jogo em conjunto e celebrou de imediato a promoção, com a derrota do Leeds. E até foi Fatawu a assumir o protagonismo ao filmar as primeiras imagens da festa.

A equipa treinada pelo italiano Enzo Maresca, que visita o Preston North End na segunda-feira, no fecho da jornada, é líder com 94 pontos, mais quatro do que o Leeds, 2.º com 90 e já só com possibilidade de chegar aos 93. O Ipswich, que ainda luta pela subida direta, é 3.º com 89 pontos e menos dois jogos do que o Leeds e menos um do que o Leicester.

Notícia atualizada às 23h35

Relacionados

Patrocinados