Feed cronológico está de volta ao Instagram (mas há alterações)

24 mar 2022, 12:01
Instagram volta a ter feed cronológico

Rede social volta a fazer alterações no algoritmo da plataforma e, seis anos depois, volta a permitir aos utilizadores verem as publicações por ordem cronológica

O Instagram decidiu recuperar o feed cronológico, seis anos depois, mas com alterações. A partir desta quarta-feira, os utilizadores passaram a ter disponíveis duas opções de visualização do feed no Instagram: os "Favoritos" ou o "A Seguir" e a opção de feed cronológico só está disponível na opção de "Favoritos", onde o utilizador escolhe as contas que quer seguir.

No comunicado, assinado por Adam Mosseri, CEO do Instagram, é explicado que a página inicial continuará a apresentar as publicações organizadas pelo algoritmo da empresa, ou seja, com “conteúdo das contas que o utilizador segue", misturado com as publicações sugeridas.

“As pessoas utilizam o seu ‘feed’ do Instagram por diferentes motivos – desde descobrir novos criadores em publicações sugeridas, até para se manterem atualizados com os seus amigos e familiares. O Instagram quer que as pessoas se sintam bem com o tempo que passam na aplicação, dando-lhes formas de moldar a sua experiência no que é melhor para elas”, lê-se no comunicado.

Na opção de Favoritos, disponível no canto superior esquerdo da aplicação, os utilizadores podem adicionar até 50 contas que não saberão que foram adicionadas ou removidas dessas listas, à semelhança do que acontece nas listas de amigos chegados nas stories do Instagram. Quando selecionam essa opção, as publicações passam a aparecer por ordem cronológica e com uma estrela no canto superior direito. 

Em declarações à CNN Business, um porta-voz da Meta, dona do Instagram, afirmou que a empresa trabalha constantemente para dar "mais controlo aos utilizadores".

"Estamos sempre a trabalhar em novas formas para que as pessoas tenham mais controlo sobre a sua experiência no Instagram. Dar novas formas de ver rapidamente aquilo que tem mais interesse é um exemplo desses esforços", afirmou.

O Instagram tinha descontinuado o feed cronológico em 2016. 

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados