Esta reunião foi a segunda parte de uma outra que tinha ocorrido em julho
A reunião do Conselho de Estado, que decorreu esta terça-feira no Palácio de Belém, tinha a situação de Portugal na agenda e ainda a Ucrânia como um dos temas centrais. Após a reunião de Marcelo com os seus conselheiros, o Palácio de Belém emitiu um comunicado em que praticamente ignora o que foi discutido sobre a situação do país, não dando qualquer informação relevante aos portugueses.
Aos portugueses foi dada a seguinte informação sobre o que os mais altos conselheiros de Estado discutiram: "Foi concluída a análise da situação política, económica e social".
Nessa mesma nota publicada no site da Presidência, a situação da Ucrânia e o que foi discutido já é alvo de algum desenvolvimento. O texto explica que resumidamente a posição nacional e que tipo de apoio vai ser dado à integração da Ucrânia na NATO e na UE.
Em baixo, pode ler o comunicado na íntegra:
O Presidente da República presidiu, no Palácio de Belém, à Reunião do Conselho de Estado.
No final da reunião, foi divulgada a seguinte nota informativa:
“O Conselho de Estado, reunido sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, hoje, dia 5 de setembro de 2023, no Palácio de Belém, teve como temas centrais a análise da situação política, económica e social, para conclusão da Reunião do Conselho de Estado de 21 de julho passado, e a Ucrânia.
Foi concluída a análise da situação política, económica e social.
Quanto ao tema Ucrânia, foi reafirmada a solidariedade e a admiração pela resistência do povo ucraniano e reconhecido todo o apoio que Portugal – com plena concordância entre os órgãos políticos de soberania - tem prestado, nas suas múltiplas dimensões, nomeadamente política, diplomática, militar e humanitária. Foi, ainda, assinalado o compromisso de Portugal no processo de integração da Ucrânia na União Europeia e na NATO.
Palácio de Belém, 5 de setembro de 2023