«Se o Benfica ganhar, o campeonato poderá praticamente decidir-se»

5 abr 2023, 09:27
Gonçalo Ramos e Otávio junto do árbitro João Pinheiro no FC Porto-Benfica

Álvaro Magalhães, ex-jogador das águias, entende que equipa de Roger Schmidt tem margem de manobra mesmo que o FC Porto vença na Luz

Álvaro Magalhães lançou o clássico entre Benfica e o FC Porto no Estádio da Luz.

Para o ex-jogador dos encarnados, o desfecho da Liga poderá ficar traçado já nesta sexta-feira ao final da tarde. «Já está difícil para o FC Porto. Se o Benfica ganhar, o campeonato poderá, praticamente, decidir-se. Além de liderar com toda a justiça, porque é a equipa mais regular, demonstra ao longo da época que está em melhores condições de ser campeão. O Benfica manteve sempre os seus nível exibicionais numa fasquia muito alta e não teve grandes quebras. Houve um ou outro jogo em que é normal que tenha vacilado, mas soube inverter essas exibições menos boas», afirmou o antigo defesa em declarações à agência Lusa.

O Benfica chega à 27.ª jornada com dez pontos de vantagem para o FC Porto, que segue no segundo lugar. E isso, considera Álvaro Magalhães, representa uma almofada confortável. «Mesmo que o resultado seja negativo, o Benfica tem margem de manobra para controlar o campeonato até ao fim», reconheceu, destacando depois a dinâmica da equipa de Roger Schmidt.

«Até agora, o Benfica melhorou substancialmente. As suas rotinas cresceram e os atletas subiram de forma, jogam de olhos fechados e sabem ocupar bem os espaços. Acho que os dois clubes têm mais ritmo competitivo, mas são as mesmas equipas. Se o Benfica apresenta uma base mais sólida, o FC Porto teve algumas baixas ultimamente.»

E acrescentou sobre duas das grandes figuras do atual líder da Liga: «O Benfica vale pelo seu todo e tem um coletivo a funcionar em pleno. O Gonçalo Ramos foi colocado anteriormente numa posição que não é a dele [n.d.r.: na época passada, com Nélson Veríssimo, foi recuado para médio-ofensivo], mas vai demonstrando que é o verdadeiro ponta de lança e está em grande forma. O João Mário evoluiu a 101 por cento a sua parte psicológica e tem atravessado um dos melhores momentos da carreira. Ambos são grandes referências da equipa e estão em destaque, pois marcam mais golos.»

Álvaro Magalhães deixou ainda elogios à atual estrutura do Benfica pela gestão «muito bem definida desde o início da época» e disse esperar celebrar um regresso aos títulos que considerou muito importante. «Este título é fundamental, pois quebrará o ciclo vitorioso do FC Porto. O Benfica merece voltar a ser campeão nacional, já que não falhou e está bem preparado psicologicamente, além da estrutura técnica, tática e física dos seus atletas», concluiu.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados