5 coisas que importam hoje: Rendeiro, Vacinação, Lítio, Comida e Gouveia e Melo

Ter, 14 dez 2021

Os casos de covid-19 na Premier League não param de aumentar e, a menos de 24 horas da data da partida, o clube de Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot pediu o adiamento do jogo frente ao Brentford. Esta e outras cinco notícias que precisa mesmo de ler esta manhã. Bom dia!

A terra voltou a tremer na Indonésia. Esta madrugada foi registado um sismo de 7,6 na escala de Richter, o que fez com que as autoridades indonésias emitissem um aviso de tsunami. 

1. Rendeiro

João Rendeiro volta hoje a tribunal, no Verulam Magistrates, na África do Sul, depois da sessão de segunda-feira ter sido adiada a pedido da defesa do ex-banqueiro. Os advogados de João Rendeiro pedem a libertação sob fiança, mas o Ministério Público sul-africano vai pedir ao tribunal que o antigo presidente do BPP fique detido até ser decidida a extradição para Portugal. Os procuradores vão utilizar a entrevista que o ex-banqueiro deu à CNN Portugal para demonstrar que João Rendeiro quer fugir à justiça. Para hoje, ainda não estará em discussão a eventual extradição do ex-banqueiro.

2. Vacinação

No mesmo dia em que se sabe que afinal houve mais crianças internadas nos Cuidados Intensivos por causa do Sars-CoV-2, do que as que constam no documento da Comissão Técnica de Vacinação, podendo alterar os valores definidos da relação de risco-benefício, a Madeira inicia o processo de vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos, na modalidade 'porta aberta'. A vacinação arranca às 11:00 de hoje e o governo regional quer "aproveitar ao máximo" as férias do Natal para acelerar o processo.

3. Lítio

A Galp anuncia hoje a construção de uma nova refinaria de lítio em Portugal. O investimento será feito em parceria com os suecos da Northvolt, que nesta altura têm já uma fábrica em construção na Suécia. A Galp tinha já anunciado a intenção de investir num projeto industrial na cadeia de valor de baterias de lítio para veículos elétricos. O ministro do Ambiente vai apadrinhar a cerimónia em que será anunciada esta parceria.

4. Comida

Quantas estrelas Michelin arrecadará Portugal hoje é a pergunta que se impõe a horas de ser conhecida a edição de 2022 do guia de Espanha e Portugal. Portugal, que entrou no roteiro em 1910, tem sete restaurantes com duas estrelas (‘cozinha excecional, merece o desvio’) e 21 com uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’), mas nunca recebeu a classificação máxima, de três estrelas ('cozinha de nível excecional, justifica a viagem'). Será este ano?

5. Gouveia e Melo

É mais uma distinção para o vice-almirante Gouveia e Melo, responsável pela estratégia de vacinação em Portugal. O antigo coordenador da task force foi eleito personalidade do ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal através de eleição interna entre os jornalistas. O Prémio Personalidade do Ano - Martha de la Cal pretende distinguir a pessoa ou a instituição que mais contribuiu para promover a imagem de Portugal no estrangeiro durante o ano, galardão que o vice-almirante agradeceu e disse representar "um esforço nacional onde todos contribuíram”.

Acontece hoje

Douro

Comemorações dos 20 anos da inscrição do Alto Douro Vinhateiro na lista de Património Mundial da UNESCO, em Lamego.

Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa marca presença na sessão de lançamento do livro “Era uma vez Jorge. Sampaio”, em Lisboa.

Protesto na Saúde

Greve de trabalhadores do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, pelo facto do Conselho de Administração decidir que o Acordo de Empresa estava caducado.

Covid-19

Ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, homenageia entidades pela participação na luta contra a pandemia.

Ordem dos Fisioterapeutas

O primeiro bastonário António Lopes toma hoje posse, em Lisboa, para o mandato que se estende até 2024.

"Temos um problema com alguns adeptos que vão ao futebol motivados para o confronto físico.”

Magina da Silva, diretor nacional da PSP 

E finalmente

Em apenas vinte minutos, na A1, uma sequência de três acidentes com quatro carros resultaram na morte de Sara Carreira.

Sabe-se agora que o automobilista que gerou a cadeia de acidentes conduzia alcoolizado, a 30 km/h, na faixa mais à direita da autoestrada. Tudo aconteceu num espaço de 19 minutos. Ivo Lucas, namorado da jovem que conduzia a viatura e a fadista Cristina Branco estão acusados de homicídio por negligência.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais