Sismo de magnitude de 7,6 abala Indonésia

14 dez 2021, 06:34
Sismo na Indonésia (Centro de alerta de Tsunamis do Pacífico)

Aviso de tsunami foi emitido, mas não se confirmou

A costa leste da Indonésia foi abalada esta terça-feira por um forte tremor de terra que terá atingido os 7,6 na escala de Richter, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (um pouco menos - 7,3 - segundo o Centro de Pesquisa Geológica dos EUA). Pouco depois do abalo, as autoridades indonésias emitiram um aviso de tsunami. 

O tremor de terra foi sentido às 10:20, hora local (3:20 em Lisboa) e há relatos de que na cidade de Maumere, na Ilha de Flores, onde se sentiu o abalo com intensidade, as pessoas terão corrido para as ruas e procurado deslocar-se para pontos altos. Porém, até ao momento não há relato de grande destruição - nem edifícios caídos nem muito afetados. 

O epicentro do terramoto foi 112 quilómetros a norte de Maumere. Terá ocorrido a uma profundidade de 18,5 quilómetros, no Mar das Flores.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, sediado nos Estados Unidos, avisou que "ondas de tsunami perigosas são possíveis em costas localizadas até mil quilómetros do epicentro do terremoto". 

As autoridades indonésias também emitiram um aviso de risco de tsunami, que foi entretanto levantado, sem se ter confirmado. Apesar disso, a Agência de Meteorologia, Clima e Geofísica da Indonésia, avisou que quem vive na costa norte da Ilha de Flores deve dirigir-se para um local alto se sentir um abalo de terra que se prolongue por mais do que 10 segundos. 

Em dezembro de 1992, um terramoto de 7,8 provocou um tsunami na Ilha de Flores, do qual resultaram mais de 2 mil mortes. 

Até ao momento já foram registadas mais de 15 réplicas, a mais forte das quais com uma magnitude de 5,6. 

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados