5 coisas que importam hoje: Máscaras, Finlândia, Azovstal, Coreia e Fátima

Qui, 12 mai 2022

Os líderes da Finlândia anunciaram esta manhã que são favoráveis à adesão do país à NATO, uma decisão que deve ser comunicada oficialmente no próximo domingo em Helsínquia. Por cá, hoje são esperados milhares de peregrinos no Santuário de Fátima, naquela que será a primeira peregrinação aniversária sem as restrições da pandemia. Estas e outras notícias para ler esta quinta-feira. Bom dia!

 

"The Rock", o maior diamante branco já leiloado foi arrematado na quarta-feira por 20,67 milhões de euros, superando ligeiramente o intervalo inferior da estimativa feita pela leiloeira Chistie's. [Foto: EPA/SALVATORE DI NOLFI]

1. Máscaras

Numa altura em que não é obrigatório usar máscara na rua ou no trabalho (com algumas exceções) e o número de casos de covid-19 aumenta a cada dia, importa equacionar o regresso da medida de proteção. Em declarações à CNN Portugal, o matemático Henrique Oliveira, um dos autores do relatório do Instituto Superior Técnico sobre a pandemia, indica que a eliminação do uso de máscara aumentou as infeções em Portugal e colocou o país na iminência de uma sexta vaga de covid-19.

2. NATO

O presidente e a primeira-ministra da Finlândia anunciaram esta manhã que são favoráveis à adesão do país à Organização do Tratado do Atlântico-Norte (NATO). O presidente finlandês afirmou que uma adesão da Finlândia à NATO não será “contra ninguém”, depois de Moscovo ter alertado Helsínquia para as “consequências” em caso de candidatura. A decisão deve ser anunciada oficialmente no próximo domingo em Helsínquia. 

3. Azovstal

O comandante da 36ª Brigada dos Marines da Ucrânia, um dos militares que resistem na fábrica de Azovstal, em Mariupol, criou uma conta na rede social Twitter para pedir diretamente ao bilionário norte-americano Elon Musk que ajude as últimas forças ucranianas a sair do complexo siderúrgico. Na publicação, Sergei Volina pediu ao homem que consegue o impossível que ajude os militares a sair do lugar onde é "quase impossível sobreviver".

4. Coreia

A Coreia do Norte confinou totalmente depois de serem detetadas as primeiras infeções por covid-19 no país, mais de dois anos depois do surgimento do novo coronavírus. De imediato, Kim Jong Un declarou "grande emergência nacional" e ordenou "que todas as cidades e regiões do país entrem em confinamento", para "bloquear completamente a transmissão do virus". A Coreia do Norte fica assim ainda mais isolada, com a economia muito debilitada, e perante uma seca que ameaça a fraca produção agrícola.

5. Fátima

Milhares de pessoas são esperadas hoje e na sexta-feira no Santuário de Fátima, na primeira grande peregrinação aniversária sem os constrangimentos provocados por dois anos de pandemia. Esta peregrinação marca também o regresso de uma série de iniciativas como o acolhimento dos doentes e dos peregrinos a pé. O arcebispo Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, preside à peregrinação de hoje e de 13 de maio em Fátima.

Acontece hoje

ONU

O Conselho de Direitos Humanos da ONU organiza hoje uma sessão extraordinária, a pedido de Kiev e apoiada por várias dezenas de países, sobre “a deterioração da situação dos direitos humanos na Ucrânia”.

 

Cultura

A Index – Bienal de Arte e Tecnologia arranca hoje, em Braga, numa primeira edição dedicada ao tema “Superfície” e que vai incluir exposições, performances e outros eventos.

 

Eurovisão

Dezoito países competem hoje, em Turim, Itália, por dez lugares na final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre no sábado e para a qual Portugal foi selecionado na terça-feira, na primeira semifinal do concurso.

 

Cimeira Global

O combate à doença covid-19 e a preparação para futuras ameaças à saúde é o mote de uma cimeira global, realizada hoje em formato virtual, que é copresidida, entre outros países, pelos Estados Unidos e pela Alemanha.

 

Visita oficial

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, inicia hoje uma visita à Venezuela, onde vivem mais de 225 mil portugueses, alguns a atravessar uma crise profunda.

"Assumo a responsabilidade por esta época, não me escondo."

Rui Costa, presidente do SL Benfica

E finalmente

O grupo técnico criado para a revisão do modelo de organização e funcionamento das Unidades de Saúde Familiar retirou o aborto voluntário dos indicadores de avaliação dos médicos de família das Unidades de Saúde Familiar Modelo B. Em comunicado, o grupo técnico justificou a decisão com potenciais "leituras indesejáveis" e pediu desculpa "a todas as mulheres que se sentiram ofendidas com esta proposta". Saiba mais neste artigo.

Grávida

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais