5 coisas que importam hoje: Crianças, Tancos, BES, Debates e Soares

Sex, 07 jan 2022

Sexta-feira marcada pelo frio e pelo final do caso Tancos - que está de volta à sala dos tribunais para as alegações finais -, num dia que fica também marcado pela notícia de que "todas as crianças internadas" no maior hospital pediátrico do país "são não vacinadas". Estas e outras cinco notícias para ler esta sexta-feira. Bom dia e bom fim de semana!

 

As autoridades do Cazaquistão anunciaram hoje que as forças cazaques mataram 26 pessoas na operação "antiterrorista" que estão a realizar, principalmente na cidade de Almaty, para pôr fim aos protestos violentos que abalam o país (Foto: AP Photo/Vladimir Tretyakov)

1. Crianças

Nos últimos dias começaram a chegar aos serviços hospitalares crianças com uma síndrome grave associada à covid que preocupou os médicos durante as primeiras vagas. Segundo os especialistas ouvidos pela CNN Portugal, estes casos graves são na sua quase totalidade crianças com menos de 12 anos que ainda não tinham sido vacinadas ou adolescentes também sem imunização. É esse o cenário que se vive no maior hospital pediátrico do país, o Dona Estefânia, em Lisboa, onde a média de crianças ronda os 8 anos e nenhuma está vacinada. 

2. Tancos

É conhecida hoje, no Tribunal de Santarém, a sentença do caso das armas em Tancos. O processo investiga não só o furto do armamento como também a encenação que levou à recuperação do material e que envolvia Azeredo Lopes, na altura ministro da Defesa. O caso tem 23 arguidos, entre os quais também o ex-diretor e o porta-voz da Polícia Judiciária Militar e altas patentes da GNR, para quem foi pedida pena suspensa. Já no assalto terão estado envolvidas 10 pessoas, entre os quais o cabecilha do grupo e ex-fuzileiro João Paulino, que admitiu o crime e assumiu ter entregado as armas à Polícia Judiciária Militar para tentar sair impune. Para este arguido foi pedida a pena mais alta, 10 anos de cadeia.

3. BES

Também em Santarém, mas no Tribunal da Concorrência, começam hoje as alegações finais no julgamento dos recursos às contraordenações de 4,75 milhões de euros aplicadas pela CMVM ao ex-BESI, Ricardo Salgado e cinco ex-administradores do BES. No julgamento estão em causa os recursos às contraordenações aplicadas pela CMVM por práticas lesivas dos clientes do BES, relativas à colocação de papel comercial da Espírito Santo Internacional e da Rioforte aos balcões do banco.

4. Debates

No debate que colocou PS frente ao Chega, André Ventura atacou com casos de corrupção em que estão acusados socialistas e referiu ainda a Casa Pia e Sócrates. Mas o candidato socialista entrou com um objetivo claro: focar as contradições de Ventura. Já o frente a frente entre Catarina Martins e João Cotrim de Figueiredo foi marcadamente polarizado pelas disparidades entre aquilo que consta do programa do Bloco de Esquerda para as legislativas e aquilo que não consta (ainda) nos planos dos liberais para crescerem na Assembleia da República.

5. Soares

Assinalam-se hoje cinco anos da morte de Mário Soares. Combatente pela democracia contra o Estado Novo, fundador e primeiro líder do PS, antigo primeiro-ministro e Presidente da República, Mário Soares é considerado a figura central da democracia portuguesa. Advogado e professor, envolveu-se desde cedo em atividades de oposição à ditadura do Estado Novo. Esteve preso 12 vezes, exilou-se em França, e a seguir ao 25 de Abril regressou a Lisboa naquele que ficou conhecido como “Comboio da Liberdade”. Morreu a 7 de janeiro de 2017, aos 92 anos.

Acontece hoje

PSD

O PSD apresenta o seu programa eleitoral para as legislativas, que tem por base o texto levado às eleições em 2019, mas com prioridades revistas e redefinidas devido à crise pandémica, económica e ao contexto de incerteza global.

 

NATO

Os chefes da diplomacia participam hoje numa reunião extraordinária, em formato virtual, para discutir o reforço militar da Rússia na Ucrânia e junto da fronteira ucraniana, bem como “questões mais amplas da segurança europeia”.

 

I LIGA

O Sporting procura isolar-se provisoriamente na liderança da I Liga portuguesa de futebol, na visita ao Santa Clara, no jogo inaugural da 17.ª e última jornada da primeira volta.

 

JUSTIÇA

O Tribunal de Aveiro tem marcada a leitura do acórdão do julgamento de dois homens e uma mulher suspeitos de terem sequestrado um taxista, em Castelo Branco, sob ameaça de arma de fogo.

 

DEBATES

Para hoje está agendado apenas um debate: às 21:00, Rui RIo (PSD) e Francisco Rodrigues dos Santos (CDS) defrontam-se na TVI/CNN Portugal.

 “Porque houve silêncio total nos últimos 40 anos? O país tem de perceber o que se está a passar.”

Rui Santos, comentador CNN Portugal

E finalmente

Do tipo de teste à data de realização, da existência ou não de sintomas à forma como o teste é realizado, são muitos os fatores que podem levar a um resultado errado. A CNN Portugal falou com especialistas para perceber porque é que há resultados falsos nos testes à covid-19.

Centro de testagem contra a covid-19

 

Agasalhe-se

Esta sexta-feira, o dia será frio e as temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 0 graus (na Guarda e em Bragança) e os 8 (em Lisboa) e as máximas entre os 7 (na Guarda) e os 17 (em Faro). O céu estará pouco nublado ou limpo, mas há aviso amarelo em toda a costa portuguesa, a costa Norte da Madeira e de Porto Santo por causa da agitação marítima.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais