5 coisas que importam hoje: Crianças, Futebol, Casa Aberta, Ómicron e Fiscalização

Qui, 23 dez 2021

Chuva forte em todo o país e fiscalização apertada nas estradas, numa altura em que muitos portugueses se preparam para se fazer ao caminho para o Natal. Já no futebol, FC Porto e SL Benfica defrontam-se hoje no estádio do Dragão para o jogo que encerra os oitavos de final da Taça da Liga. Estas e outras cinco notícias que precisa mesmo de ler esta quinta-feira. Bom dia!

 

Em Hong Kong, o memorial do massacre de Tiananmen, que estava no campus da Universidade de Hong Kong desde 1997, foi removido durante a noite. Era o último vestígio público do massacre que Pequim quer apagar da história (Foto: Lam Chun Tung/The Initium Media via AP)

1. Crianças

Uma página de Facebook partilhou dados de crianças internadas com covid-19 que deviam estar sob segredo nos hospitais. Na publicação constam doenças raras que podem permitir identificação dos menores. A Ordem dos Médicos prepara-se para enviar o caso para a Comissão Nacional de Proteção de Dados, que não vê revelação de identidades. Já os profissionais falam de caso "gravíssimo", "inaceitável" e "deplorável" e revelam indignação por estarem a ser divulgados dados clínicos que nunca deviam sair dos hospitais.

2. Futebol

FC Porto e SL Benfica jogam hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal. Sérgio Conceição e Jorge Jesus não vão estar no banco por estarem a cumprir castigo e, por isso, é Vítor Bruno, do lado do FC Porto, e João de Deus do lado do Benfica, que assumem o comando técnico no clássico de hoje. O jogo decisivo, já que uma das equipas vai ser eliminada da taça de Portugal, arranca às 20:45, no estádio do Dragão e tem transmissão na TVI.

3. Casa Aberta

A partir de hoje, a modalidade de Casa Aberta passa a estar disponível para as pessoas com mais de 63 anos. Este regime passa também a abranger os maiores de 40 anos que tenham recebido a vacina da Janssen. Em ambos os casos, esta possibilidade abrange a dose de reforço da covid-19 e a vacina contra a gripe. Mas há novidades ainda quanto ao agendamento, que fica disponível para as pessoas com mais de 55 anos que queiram tomar a dose de reforço. Também o autoagendamento da terceira dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com 55 ou mais anos fica hoje disponível. Esta opção fica também aberta aos utentes com 40 ou mais anos que tenham sido vacinados com a Janssen.

4. Ómicron

Aos poucos, a informação sobre a variante Ómicron vai-se tornando mais consistente. Não há dúvidas de que é, de longe, a mais transmissível desde o aparecimento do SARS-Cov2, mas também há cada vez mais evidências de que apresenta um risco menor para quem é infetado. Cientistas do Imperial College compararam o risco de hospitalização com a Delta e a Ómicron e concluíram que a variante mais recente reduz a probabilidade de internamento. O que reforça a perceção de que esta estirpe provoca mesmo doença menos grave do que as anteriores variantes dominantes, nomeadamente a Delta.

5. Fiscalização

Entre hoje e domingo e de 31 de dezembro a 2 de janeiro, GNR, PSP e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil estão a reforçar a presença nas estradas para uma “cadeia de socorro eficaz” nas estradas durante o Natal e Ano Novo, aumentando a segurança dos portugueses e, por isso, vão ser mobilizados mais meios humanos e materiais considerados adequados, “elevando o nível de prontidão, rapidez de intervenção e qualidade do serviço de socorro".

Acontece hoje

Debates

O Conselho da Diáspora Portuguesa encerra o seu encontro anual com três debates sobre saúde, economia e transição energética num cenário pós-covid-19.

São Tomé

O parlamento vota hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2022, avaliado em cerca de 158 milhões de euros, estimando o crescimento da economia na ordem dos 2,8% do PIB.

Rússia

Vladimir Putin dá a sua tradicional conferência de imprensa anual, evento que este ano decorre num momento particularmente delicado devido à forte e crescente tensão entre Moscovo e o Ocidente.

Áreas protegidas

O Governo assina protocolos para as autarquias cogerirem três áreas protegidas na região Centro, designadamente do Parque Natural da Serra da Estrela, do Parque Natural do Tejo Internacional e da Reserva Natural do Paul de Arzila.

Pacto

Governo e setor social e solidário assinam um pacto de cooperação que contempla aumentos progressivos do apoio do Estado e que prevê mais apoios para creches e para o envelhecimento.

“Tinham chagas, eram massacradas por percevejos, por outras pragas e, portanto, o que nós fizemos foi tomar como prioridade absoluta nestes três meses resolver a questão destas pessoas.”

Laurinda Alves, vereadora dos Direitos Humanos e Sociais 

E finalmente

"Não tomei a vacina mas já me arrependi. Lutem por mim". A declaração é de Catarina Costa, negacionista que esteve 13 dias em coma com covid-19.

O longo relato da professora do ensino básico de 38 anos que esteve infetada com covid-19, mostra o arrependimento por não ter sido vacinada e ter sido internada nos Cuidados Intensivos do Hospital da Guarda.
 

Catarina Costa (DR)

 

Aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Évora, estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte e possibilidade de trovoadas. Já os Açores e a Madeira têm avisos por causa da agitação marítima.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais