No campeonato dos terceiros, Ventura ainda (e só) é batido por Cunhal

Pedro Santos Guerreiro , Notícia atualizada a 21 de março de 2024, com inclusão dos resultados eleitorais do estrangeiro
13 mar, 13:13
André Ventura, presidente do Chega (LUSA/Miguel A. Lopes)

André Ventura gaba-se de ter acabado com o bipartidarismo. Mas já houve quem tivesse melhor votação no terceiro lugar do que ele: Álvaro Cunhal. Por uma décima

Quando, este domingo, o Chega elegeu um deputado em Beja e um deputado em Évora, muitos repararam que o PCP perdeu o seu último deputado no Alentejo que antes pintava de vermelho. E “antes” foi até 1991, ano em que o mapa eleitoral por distritos perdeu a cor do PCP no Baixo Alentejo e passou a ter apenas duas cores: laranja e rosa. Assim foi durante 29 anos – até, precisamente, o Chega voltar a pintar um distrito de uma outra cor este ano: Faro.

Mapa eleitoral por distritos: evolução

Longe vai o ano de 1979, quando a APU – Aliança Povo Unido (coligação entre o Partido Comunista Português e Movimento Democrático Português / Comissão Democrática Eleitoral) teve o melhor terceiro lugar de sempre numas legislativas. Nesse ano, os distritos de Évora e de Beja colocavam cinco deputados cada um na Assembleia da República (hoje são três). E, nesse ano, a APU elegeu três deputados em cada um dos distritos. Em Évora, teve 49% dos votos. Em Beja, 51%.

Por sete vezes foi a coligação liderada pelo PCP a terceira força mais votada em Portugal, a última das quais há quase 20 anos (2005), por Jerónimo de Sousa. Mas só por uma vez teve o PCP melhor resultado que os fulgurantes 18,07% alcançados este domingo pelo Chega (tendo uma outra vez tido um resultado idêntico). Há quase 40 anos (desde 1985) que nenhum “terceiro lugar” superava 12,5% dos votos.

Foi a segunda vez que o Chega ganhou a “medalha de bronze” no pódio eleitoral, sucedendo em 2022 ao Bloco de Esquerda, que desde 2015 ultrapassara o CDS, que por sua vez sucedera ao PCP. Na história eleitoral da legislativas conta-se ainda o epifenómeno do PRD, que em 1985 galgou as preferências eleitorais até alcançar quase 18% dos votos. Perdeu força política logo depois deste apogeu. O Chega promete não seguir para o mesmo cadafalso.

Decisão 24

Mais Decisão 24

Mais Lidas

Patrocinados