Ladrões roubam contentor com 13,5 milhões de euros em ouro e outros valores no maior aeroporto do Canadá

21 abr 2023, 17:11
Ouro (Getty Images)

Golpe aconteceu na segunda-feira, mas só quinta-feira à noite é que polícia local falou sobre o incidente

A polícia canadiana está a investigar o roubo de um contentor com 13,5 milhões de euros em ouro e outros produtos de valor no maior aeroporto do país.

O roubo aconteceu na segunda-feira no Aeroporto Internacional de Pearson, em Toronto, mas só esta quinta-feira à noite é que a Polícia Regional de Peel informou o público sobre o incidente.

"Um avião chegou aqui ao aeroporto no início da noite. Como procedimento normal, o avião foi descarregado e a carga foi transportada do avião para uma instalação de carga. O que posso dizer é que o contentor [tinha] um carregamento de alto valor. Continha ouro e outros artigos de valor”, disse o inspetor Stephen Duivesteyn, que aproveitou para tranquilizar a população. “Isto foi um incidente isolado, é extremamente raro.”

A Polícia Real Montada do Canadá já está a investigar o caso.

Este não foi o primeiro roubo de uma carga valiosa num aeroporto de Toronto. Em 1952, 195 mil euros em ouro (que atualmente corresponderiam a cerca de 1,5 milhões de euros) foram roubados do Aeroporto de Malton, o antecessor do Pearson.

O golpe desta segunda-feira pode mesmo ser o mais valioso da história do país, superando um dos roubos mais bizarros da história: entre 2011 e 2012, Richard Vallières desviou toneladas de xarope de ácer, no valor de cerca de 11,5 milhões de euros, de um armazém no Québec, que compunha parte das reservas estratégicas da província.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados