O antigo primeiro-ministro Boris Johnson indicou que não será candidato à sucessão de Liz Truss, deixando o caminho para o favorito Rishi Sunak
Boris Johnson não avança na corrida à liderança do partido Conservador, no Reino Unido. A informação está a ser avançada por vários órgãos de comunicação social britânicos que citam um comunicado do próprio enviado às redações.
O antigo primeiro-ministro Boris Johnson indicou hoje que não será candidato à sucessão de Liz Truss, deixando o caminho para o favorito Rishi Sunak.
Johnson alega que tinha o apoio de 102 colegas deputados, suficiente para se qualificar, mas que conclui que "não se pode governar eficazmente se não se tiver um partido unido no Parlamento".
Nos últimos dias a imprensa britânica especulou sobre um possível regresso de Johnson à política ativa e o ministro da Economia, Jacob Rees-Mogg, disse este domingo à BBC que "é evidente que ele vai candidatar-se”.
Recorde-se que Rishi Sunak e Boris Johnson estiveram reunidos sábado à noite, mas não conseguiram chegar a um acordo, numa tentativa de estabelecer um consenso entre os dois potenciais principais candidatos à sucessão a Liz Truss.
Cerca de um hora depois do anúncio de Boris Johnson, Rishi Sunak reagiu na sua conta de twitter lembrando algumas das conquistas alcançadas pelo antigo primeiro-ministro britânico como, por exemplo, o Brexit, a vacinação contra a Covid-19 ou a forma como enfrentou Putin após o início do conflito da Ucrânia. Assume mesmo: "Estaremos sempre gratos por isso".
1/ Boris Johnson delivered Brexit and the great vaccine roll-out.
He led our country through some of the toughest challenges we have ever faced, and then took on Putin and his barbaric war in Ukraine.
We will always be grateful to him for that.
— Rishi Sunak (@RishiSunak) October 23, 2022
Em relação à decisão de não avançar com a candidatura, Rishi Sunak espera que ele continue a desejar contribuir na política pública, seja internamente seja externamente.
2/ Although he has decided not to run for PM again, I truly hope he continues to contribute to public life at home and abroad.
— Rishi Sunak (@RishiSunak) October 23, 2022