BENZEMA VENCE A BOLA DE OURO

17 out 2022, 20:56

É a primeira vez que o francês recebe a distinção

Karim Benzema é o vencedor da Bola de Ouro 2022. 

O internacional francês conquistou a Liga dos Campeões, a Liga espanhola, a Supertaça europeia e a Supertaça espanhola pelo Real Madrid, além da Liga das Nações ao serviço de França. Acabou, por isso, por conseguir receber a distinção pela primeira vez na carreira, acabando à frente de Sadio Mané, Kevin De Bruyne e Lewandowski.

24 anos depois da coroação de Zinédine Zidane, Benzema recebeu precisamente das mãos do ex-futebolista a Bola de Ouro. O capitão merengue tornou-se no quinto gaulês da história a receber o troféu depois de Raymond Kopa, Michel Platini e Jean-Pierre Papin, além de Zizou. 

«Ver este troféu à minha frente é motivo de orgulho. Penso em quando eu era pequeno, todo o trabalho, nunca desisti... É um sonho de criança, cresci com isto na cabeça», assumiu o sucessor de Lionel Messi.

De origem argelina, o atacante cresceu em Lyon no conflituoso bairro de Bron, sendo salvo pelo futebol que o afastou dos problemas e o fez trabalhar para atingir o nível de um dos seus maiores ídolos, o brasileiro Ronaldo Nazário.

«É a Bola de Ouro do povo. Este sonho de criança tem muito trabalho e também muitos momentos difíceis, como quando não podia ir à seleção. Mas não me deixei abater, continuei a trabalhar nos treinos, pensando que tinha a sorte de jogar futebol. Estou orgulhoso da minha carreira», confessou.

Benzema, de 34 anos, recordou a família humilde, dedicou o troféu à sua mãe, que subiria ao palco, tal como o seu pai e filho, e recordou que «não há idade» para se chegar a melhor do Mundo do futebol, sendo o mais veterano a consegui-lo, desde o britânico Matthews em 1956.

«Não há idade, cada dia mais jogadores depois dos trinta mostram vontade de melhorar. Treino mais do que os outros e isso permitiu-me, depois dos 30, manter sempre o sonho de ganhar, evoluindo», vincou.

No que respeita ao futebol feminino, Alexia Putellas fez história ao vencer a Bola de Ouro pelo segundo ano consecutivo, ficando à frente das inglesas Beth Mead e de Sam Kerr. 


A classificação final da Bola de Ouro:

1.º Karim Benzema (Real Madrid/França)
2.º Sadio Mané (Bayern/Liverpool/Senegal)
3.º Kevin De Bruyne (Man. City/Bélgica)
4.º Robert Lewandowski (Barça/Bayern/Polónia)
5.º Salah (Liverpool/Egito)
6.º Mbappé (PSG/França)
7.º Courtois (Real Madrid/Bélgica)
8.º Vinícius Júnior (Real Madrid/Brasil)
9.º Luka Modric (Real Madrid/Croácia)
10.º Haaland (B. Dortmund/Man. City/Noruega)
11.º Son (Tottenham/Coreia do Sul)
12.º Mahrez (Man. City/Argélia)
13.º Haller (B. Dortmund/Ajax/Costa do Marfim)
14.º Rafael Leão (AC Milan/Portugal)
15.º Fabinho (Liverpool/Brasil)
16.º Van Dijk (Liverpool/Países Baixos)
17.º Luis Díaz (Liverpool/Colômbia), Casemiro (Man. United/Real Madrid/Brasil) e Vlahovic (Juventus/Sérvia)
20.º Cristiano Ronaldo (Man. United/Portugal)
21.º Harry Kane (Tottenham/Inglaterra)
22.º Bernardo Silva (Man. City/Portugal), Phil Foden (Man. City/Inglaterra) e Trent Alexander-Arnold (Liverpool/Inglaterra)
25.º Nkunku (Leipzig/França), João Cancelo (Man. City/Portugal), Kimmich (Bayer/Alemanha), Rudiger (Chelsea/Real Madrid/Alemanha) e Mike Maignan (AC Milan/França)

Relacionados

Patrocinados