Ricardo sobre a Roma: «Ganham milhões mas não perderam a humildade»

23 out 2000, 16:30

Guarda-redes boavisteiro dá favoritismo aos italianos O guardião axadrezado confessa uma secreta esperança numa surpresa, mas recorda que a Roma é um adversário de grande nível. Elogia o plantel romano e identifica como principal qualidade a «rapidez» do jogo da Roma

À procura de uma surpresa. O Boavista prepara-se para o encontro da primeira mão, diante da Roma, reconhecendo que o favoritismo está totalmente do lado dos italianos. Mas uma secreta esperança invade o espírito dos jogadores boavisteiros: quem sabe se a gracinha de há alguns anos, quando a «equipa das camisolas esquisitas» eliminou o Inter de Milão, não se repetirá? 

Ricardo, o guarda-redes boavisteiro, não põe de parte a repetição dessa história: «Seria muito bom se conseguíssemos eliminar a Roma. Acho que já provámos que podemos discutir a vitória seja com quem for. Mas é evidente que a Roma é uma super-equipa, tem grandes jogadores, e por isso eles têm que ter todo o favoritismo». 

Para o provável titular da baliza do Boavista no jogo de quinta-feira, um dos principais trunfos da Roma reside no facto de ter jogadores de excepção que não perderam a humildade: «Geralmente, quando grandes jogadores ganham milhões, chegam a um certo estrelato e deixam de dar tudo o que têm. Não é o caso da Roma, que joga a todo o gás, é uma equipa muito rápida. Parecem uma equipa da NBA. Vai ser muito difícil defrontá-los mas temos que acreditar que será possível batê-los». 

Dada a dificuldade da eliminatória, é caso para perguntar: qual será um bom resultado no encontro da primeira mão? Ricardo hesita um pouco e responde: «A vitória, claro. Só uma vitória abre perspectivas confortáveis para a segunda mão. Mas um empate também não será de se deitar fora: exigirá que tentemos surpreender a Roma lá em Itália». 

Boavista pede despenalização de Ricardo 

Regressado à titularidade da baliza do Bessa desde o jogo da sétima jornada, com o Paços de Ferreira, Ricardo protagonizou um do casos mais polémicos da ronda passada, ao ter sido expulso por Jorge Coroado, no encontro em Campo Maior. As imagens televisivas apontam para um possível erro de julgamento do árbitro lisboeta. O Boavista pediu à Comissão Disciplinar da Liga a despenalização do jogador. Ricardo não quis comentar o lance da sua expulsão: «Neste momento, só penso no jogo com a Roma. É isso que me ocupa o pensamento e só falarei sobre essa partida».  

Alguém, na conferência de Imprensa, recordou a Ricardo que já defrontou a Roma com a camisola do Boavista, quando, na Áustria, axadrezados e romanos empatarm (2-2) num jogo particular, integrado num torneio de pré-temporada. O guardião recordou essa partida: «Foi um jogo amigável e por isso não teve nada a ver com os jogos se vão disputar agora. Lembro-me que o jogo começou mal, estávamos a perder 0-2 e acabámos por empatar».

Mais Lidas

Patrocinados