«Caso» Martelinho: imagens televisivas só serão prova se Pratas não tiver visto a agressão

10 abr 2001, 15:06

Comissão Disciplinar da Liga não altera decisões dos árbitros Como Martelinho viu o cartão amarelo após o lance da agressão, as imagens televisivas não deverão constituir prova. Isso só acontecerá se o amarelo tiver sido dado por outra razão, uma vez que a CD da Liga só aplica castigos via televisão quando as agressões passam em claro

Um lance protagonizado por Martelinho, no jogo do passado domingo, com o Farense, no qual o extremo pisou um jogador adversário, tem vindo a levantar algumas declarações divergentes em relação à punição que o boavisteiro deverá ter por parte da Comissão Disciplinar da Liga. 

Ainda na memória está o caso de Van Hooijdonk, avançado holandês do Benfica, que foi castigado a posteriori após ter ficado provado, por imagens televisivas, que agrediu um jogador do Campomaiorense, Duka. Na altura, o árbitro da partida deixou passar esse lance em claro e, dias depois, as imagens televisivas foram cruciais para que a Comissão Disciplinar da Liga viesse a suspender o holandês por dois jogos. Também em claro ficou uma cotovelada dada por Duka a Van Hooijdonk, minutos antes, na zona do meio-campo. 

Dadas as parecenças entre o caso de Martelinho e o de Van Hooijdonk, o Maisfutebol procurou saber o que poderá acontecer ao extremo boavisteiro. Fonte da Comissão Disciplinar da Liga explicou-nos que tudo dependerá dos motivos que levaram o juiz do encontro do Bessa, José Pratas, a ter mostrado o cartão amarelo a Martelinho: «Se ficar provado que foi por causa da pisadela que o Martelinho levou amarelo, então não podemos fazer nada, porque não nos vamos substituir à decisão do árbitro», adiantou a fonte. 

A questão está, pois, em saber se o árbitro viu, ou não, a agressão. Dentro desta lógica, a CD da Liga só recorre às imagens televisivas nos casos em que actos graves passam despercebidos pelos árbitros. «Não pretendemos alterar decisões dos árbitros, não os pretendemos desautorizar, apenas queremos punir actos violentos que possam ter passado em claro», explicou aquele membro da Comissão Disciplinar da Liga. 

Decisão na quinta-feira 

Certo, certo é que Martelinho viu o cartão amarelo na sequência desse acto, o que constitui uma diferença em relação à situação de Van Hooijdonk que, essa sim, passou em claro a João Ferreira. A Comissão Disciplinar da Liga está e encetar diligências no sentido de tirar todas as dúvidas em relação às causas do amarelo mostrado a Martelinho. Se, eventualmente, a razão for outra que não a pisadela, aí sim, haverá espaço para que as imagens televisivas funcionem como prova. 

A decisão da Comissão Disciplinar da Liga sobre este caso será conhecida na próxia quinta-feira, dado que sexta é feriado nacional.

Patrocinados