Os recordes que Jesus tem para bater

28 mai 2014, 11:27
Jorge Jesus (LUSA)

Rumo à sexta temporada consecutiva na Luz, o técnico tem Janos Biri e Otto Glória na mira... por razões diferentes

Luís Filipe Vieira pôs fim, nesta terça-feira, à especulação acerca da saída de Jorge Jesus, garantindo a permanência do técnico pelo menos durante mais uma temporada no Benfica. O presidente do Benfica deixou também uma eventual renovação de contrato, que termina em 2015, nas mãos do técnico - «Já lhe disse que se quiser renovar mais anos pode renovar», afirmou em entrevista à RTP.

Mesmo que a saída venha a consumar-se no próximo verão, ao avançar para a sexta temporada à frente dos encarnados, Jorge Jesus vai cimentar ainda mais o seu lugar na história do clube encarnado. O técnico português ultrapassa as cinco épocas consecutivas de Otto Glória na Luz (entre 1954/55 e 1958/59) e inicia o segundo maior ciclo de permanência à frente dos encarnados, desde a criação da Liga, em 1934/35.

Jesus, que se tornou o primeiro treinador do Benfica a conseguir três troféus numa temporada, é superado apenas pelo húngaro Janos Biri (oito épocas consecutivas entre 1939/40 e 1946/47), cujo registo de 272 jogos oficiais à frente dos encarnados vai também ser superado. Jesus, que em condições normais será o primeiro a atingir a marca de 300 jogos oficiais na Luz, já tinha deixado para trás, na época que agora terminou, os totais de Toni, Eriksson e Otto Glória, os outros técnicos que superaram a barreira dos 200 encontros ao serviço dos encarnados.

E já que se fala em Otto Glória, refira-se que o técnico brasileiro - que depois dessas cinco temporadas na década de 50, ainda cumpriu mais três temporadas incompletas numa segunda passagem pela Luz, entre 1968 e 1970 – é o único treinador a conquistar quatro títulos de campeão no Benfica, para um total de nove troféus conquistados, numa altura em que ainda não havia Taça da Liga. Jorge Jesus, recorde-se, levou a equipa a ganhar sete troféus nestes cinco anos: dois de campeão, uma Taça, e quatro Taças da Liga.

O objectivo Otto Glória está assim, para já, fora de hipótese para o treinador do Benfica, que depois de igualar Toni - são os únicos portugueses que conquistaram dois títulos nacionais na Luz - terá agora como meta juntar-se ao grupo de estrangeiros formado por Jimmy Hagan, Janos Biri, Fernando Riera,Lipo Herczka e Sven Göran-Eriksson, que foram três vezes campeões pelos encarnados.

Szabo, o recordista


Alargando a pesquisa aos outros dois grandes, mais evidente se torna que o trajecto de Jorge Jesus no Benfica é francamente invulgar para os padrões do futebol português. No Sporting, desde a temporada inaugural da Liga (1934/35), só Joseph Szabo cumpriu mais de seis temporadas consecutivas (foram nove incompletas, entre 1936 e 1944, voltando em 1953 para fazer mais duas). De resto, só Paulo Bento (cinco incompletas, entre 2005 e 2009) chegou perto dos números atuais de Jesus, mas sem conquistar qualquer título de campeão, ao contrário de Szabo, que venceu três.

Curiosamente, Joseph Szabo é também o recordista de permanência consecutiva à frente do FC Porto, mas isto num período em que só apanhou duas temporadas de Liga (entre 1928 e 1936), voltando à Invicta entre 1945 e 47 para totalizar dez épocas à frente dos azuis e brancos. Depois de Szabo, o treinador que ficou mais tempo à frente do FC Porto foi Mihaly Siska (cinco épocas, entre 1937 e 1942), logo seguido por Pedroto (quatro, entre 1976 e 1980) e Jesualdo Ferreira (quatro, entre 2006 e 2010).

O registo deste último, o único treinador português a conquistar três títulos consecutivos, poderá estar também entre as metas para Jorge Jesus tentar atingir, mas para isso teria de tornar-se o primeiro treinador a conseguir revalidar o título no Benfica desde Eriksson, em 1984.

Os treinadores com mais títulos de campeão nacional


Otto Glória, 6*
Joseph Szabo, 3**
Lippo Herczka (Benfica), 3
Janos Biri (Benfica), 3
Randolph Galloway (Sporting), 3
Bela Guttmann, 3***
Fernando Riera (Benfica), 3
Jimmy Hagan (Benfica), 3
Sven-Göran Eriksson (Benfica), 3
Artur Jorge (FC Porto), 3
Jesualdo Ferreira (FC Porto), 3

*Quatro títulos no Benfica, mais dois no Sporting
** Um no FC Porto, dois no Sporting
*** Um no FC Porto, dois no Benfica

Os treinadores com mais troféus conquistados em Portugal


Otto Glória, 11 (6 CN, 5 TP)
Artur Jorge, 8 (1 TCE, 3 CN, 1 TP, 3 ST)
Joseph Szabo, 7 (3 CN, 2 TP, 2 CP)
Jorge Jesus, 7 (2 CN, 1 TP, 4 TL)
José Mourinho, 6 (1 LC, 1 TU, 2 CN, 1 TP, 1 ST)
Janos Biri, 6 (3 CN, 3 TP)
Jesualdo Ferreira, 6 (3 CN, 2 TP, 1 ST)

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados