UEFA elogia obras da Luz e de Alvalade

14 ago 2002, 13:51

Só falta visitar o estádio de Faro-Loulé Comissão de Estádios mostrou-se impressionada com grandeza dos projectos de Benfica e Sporting.

A comissão de estádios da UEFA ficou satisfeita com as «garantias» e as «evidências» no progresso das obras dos novos estádios da Luz e Alvalade, os palcos da final e de uma das meias-finais do Euro 2004.

Ernie Walker, presidente da comissão, comparou mesmo os progressos no novo estádio do Benfica a um «bebé a crescer», sublinhando a «imensa diferença» que se nota nas obras desde a última visita da comissão a Lisboa, em Maio último.

«O nome do Benfica tem sido sempre associado a grandes estádios. Mais uma vez, este clube vai ter um estádio famoso», disse, acrescentando que os apertados calendários da sua construção «estão a ser cumpridos».

Jacob Erel, membro do conselho de administração da sociedade Euro 2004, também se mostrou impressionado com as obras e foi mais além do que lhe é habitual nas suas apreciações, ao referir as «garantias» recebidas durante o encontro com os responsáveis do Benfica. «Temos todas as garantias. Estamos satisfeitos com os progressos e com as evidências», comentou.

Relatório para o Comité Executivo

Jacob Erel e Ernie Walker vão efectuar o relatório sobre o andamento dos trabalhos nos dez estádios portugueses em construção, que servirá de base à decisão do Comité Executivo sobre os «palcos» dos encontros do próximo Campeonato da Europa, a realizar em Portugal em 2004.

A delegação da UEFA volta a visitar Portugal em Outubro, mas Erel admite que a decisão do comité executivo sobre os estádios a utilizar no Euro 2004 poderá ser tomada com base no relatório que agora vai elaborar.

A delegação da UEFA foi acompanhada na visita por Luís Filipe Vieira, director executivo do Benfica, e pelo vice-presidente para o património, Mário Dias, que voltou a insistir no bom andamento do processo sobre as acessibilidades ao estádio.

«O projecto está a ser executado e já existe um pré-projecto em que a Câmara Municipal de Lisboa participou na concepção. Penso que não vai haver obstáculos», referiu, reiterando que o valor destas obras ficará ligeiramente «abaixo dos 10 milhões de euros».

Elogios também para Alvalade

Após a visita ao novo Estádio do Benfica, a delegação da UEFA deslocou-se às obras do Estádio Alvalade XXI e, no final, as declarações em pouco diferiram das que, momentos antes, haviam proferido na Luz.

«Vai ser um dos maiores estádios da Europa. Este estádio vai ficar famoso no Mundo», sustentou Walker, antes de endereçar os parabéns aos responsáveis do Sporting. Erel também não regateou elogios ao trabalho realizado em Alvalade, confessando tratar-se de «um sonho tornado realidade».

A comissão termina esta tarde a visita de três dias com uma deslocação às obras do Estádio Inter-Municipal de Faro/Loulé, no Algarve, um dos estádios que deverá ser utilizado na primeira fase do Europeu de 2004.

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados