Lage: «O FC Porto já tem uma base, para nós é mais difícil»

Ricardo Gouveia , Seixal
21 jan 2019, 13:57

Treinador explicou como tenta implementar novas ideias enquanto prepara os jogos do Benfica

Bruno Lage considera que Sérgio Conceição tem a vantagem de estar a trabalhar o FC Porto desde o início da temporada e de ter já ideias solidificadas entre os jogadores, enquanto ele conta apenas com dez dias de trabalho, entre jogos, para implementar mudanças e preparar estratégias.

Por outro lado, é mais fácil para o treinador do Benfica conhecer o trabalho e as rotinas de Sérgio Conceição no FC Porto. «Penso que não, neste tipo de situações não há vantagens ou desvantagens. As análises que se fazem às equipas são tão profundas que o conhecimento das equipas é mútuo, não vejo aí nem vantagens, nem desvantagens», começou por destacar.

Ainda assim foi o próprio Bruno Lage a chamar a atenção para as diferenças do trabalho dos dois técnicos. «Se numa equipa os comportamentos já estão solidificados, já têm uma base de trabalho, para nós é mais difícil. Nestes dez dias em que estamos à frente da equipa, tentamos imprimir o que é nosso e, aos mesmo tempo, procuramos definir uma estratégia para o jogo», referiu.

O treinador insistiu nesta diferença ao longo de toda a conferência de imprensa de antevisão do clássico da Taça da Liga. «Pretendemos construir de uma maneira diferente. Diferente não quer dizer que seja melhor ou pior do que se fazia anteriormente, mas tem de ser diferente para termos mais bola, mais controlo, mais domínio do nosso jogo. São comportamentos que queremos atribuir à equipa. Tem sido um desafio preparar isto de três em três dias, com a preocupação de fazer uma recuperação adequada dos que jogam. Este tem sido o nosso trabalho, o nosso foco. O nosso jogo está em evolução, a estratégia está identificada, agora é preciso que os jogadores se sintam confortáveis», explicou.

Apesar de tudo, Bruno Lage espera um duelo equilibrado com duas equipas a jogar em 4x4x2. «Passámos de uma base de um 4x3x3 para um 4x4x2, logo aí, o posicionamento é diferente. Esse vai ser o grande desafio. Acredito que o FC Porto também jogue em 4x4x2. O desafio vai ser esse, vamos tentar explorar as fraquezas do FC Porto e eles as nossa. Vai ser um jogo equilibrado», destacou ainda.

Mudanças que os jogadores têm vindo a assimilar de forma positiva, na perspetiva do treinador. «É normal quando há mudanças as pessoas tentem criar uma dinâmica positiva. É isso que tenho sentido, os jogadores estão agradados com a nossa forma de trabalhar, treinar e preparar os jogos», comentou ainda.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados