Kim Kardashian reavalia parceria com a Balenciaga após campanha polémica com crianças

29 nov 2022, 21:47
Kim Kardashian

Kim Kardashian diz que está a “reavaliar” a sua parceria com a Balenciaga, depois de a marca de moda de luxo ter apresentado crianças a acariciar ursos de peluche vestidas com acessórios de bondage (para práticas sexuais de natureza sadomasoquista), na sua última campanha publicitária.

A fundadora da Skims e estrela de reality TV norte-americana, que tem sido embaixadora da marca de moda, quebrou o silêncio no domingo, após receber uma chuva de mensagens de fãs e comentadores pedindo-lhe que denunciasse a marca.

Numa publicação nas suas redes sociais, Kim disse que esperou algum tempo para falar “não porque não tenha ficado repugnada e indignada com as recentes campanhas da Balenciaga, mas porque queria uma oportunidade para falar com a equipa responsável, para compreender pessoalmente como deixaram tal coisa acontecer”.

Prosseguiu dizendo que, como mãe, ficou “abalada com as imagens perturbadoras”.

“A segurança das crianças deve ser defendida ao mais alto nível e quaisquer tentativas de normalizar o abuso infantil, seja de que forma for, não devem ter lugar na nossa sociedade. Ponto final”, disse ela aos seus 74,2 milhões de seguidores do Twitter.

“Aprecio o facto de a Balenciaga ter retirado as campanhas e o seu respetivo pedido de desculpas. Ao falar com eles, acredito que compreenderam a seriedade da questão e, no futuro, tomarão as medidas necessárias para que isto não volte a acontecer”, acrescentou.

Kim Kardashian, que utilizou um conjunto da Balenciaga para a MET Gala 2021, foi uma das muitas celebridades que participaram no desfile de alta-costura da Balenciaga durante a Semana da Moda de Paris, em julho. O episódio final da temporada de “The Kardashians”, que estreou na quinta-feira passada, focou-se neste desfile.

No domingo, Kim publicou uma fotografia dos filhos vestidos com peças da Balenciaga, onde escreve: “Neste momento, estou a reavaliar a minha relação com a marca, tendo em conta a sua vontade de aceitar a responsabilidade por algo que nunca deveria ter acontecido, bem como as medidas que espero ver serem tomadas para proteger as crianças.”

Kim Kardashian usou um conjunto da Balenciaga para a MET Gala de 2021, a 13 de setembro de 2021. Créditos: Mike Coppola/Getty

A declaração de Kim surge dias depois de a empresa ter eliminado a campanha controversa, fotografada por Gabriele Galimberti e que faz parte de um projeto chamado “Histórias de Brinquedos” (Toy Stories). A marca publicou um pedido de desculpas na sua página de Instagram.

“Pedimos imensa desculpa por qualquer ofensa que a nossa campanha de férias possa ter causado”, diz a declaração. “As nossas malas de peluche não deveriam ter sido apresentadas com crianças nesta campanha. Retirámos imediatamente a campanha de todas as plataformas.”

Galimberti disse à CNN, numa declaração, que a direção de arte da campanha “Histórias de Brinquedos” estava fora do seu alcance, alegando que não teve “qualquer direito a escolher nem os produtos, nem os modelos, nem a combinação dos mesmos”.

Após a viralização de uma outra campanha com documentos de um processo do Supremo Tribunal dos Estados Unidos relativo às leis de pornografia infantil, a Balenciaga emitiu mais uma declaração no Instagram a pedir desculpas por exibir “documentos perturbadores”. A empresa acrescentou que tenciona tomar “medidas legais contra os responsáveis pela criação do cenário e os artigos não aprovados”.

Por sua vez, Galimberti voltou a afirmar que não teve “qualquer ligação com a fotografia onde aparece um documento do Supremo Tribunal”.

No mês passado, a Balenciaga cortou relações com o ex-marido de Kim Kardashian, o rapper Kanye West, após as repercussões dos seus comentários polémicos e antissemitas.

A CNN entrou em contacto com a Kering, a empresa-mãe da Balenciaga, e os representantes de Kim Kardashian para mais comentários.

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