A renovação profunda de um símbolo de luxo e alta performance

Conteúdo patrocinado
26 jul 2023, 15:28
PORSCHE-CAYENNE

Com um design que impressiona, potência e conforto de topo, não há igual ao Porsche Cayenne. E agora a marca, no lançamento da renovação da terceira geração, conseguiu levar este SUV de sucesso a outro nível de perfeição: não só melhorou o motor como também o chassis, design e equipamento.

Conduzir o Porsche Cayenne é como tocar o céu: ao volante de uma das mais impressionantes máquinas do séc. XXI, experimentamos a autêntica expressão do luxo e da paixão automóvel. É adrenalina em estado puro, com segurança e comodidade – algo apenas possível num SUV robusto e concebido para amantes do prazer da condução.

Chega agora a renovação da terceira geração do SUV que todos adoram e prova que não há limites para a marca alemã. A Porsche conseguiu melhorar a performance, tanto em estrada como em todo-o-terreno, mas também o conforto do novo Porsche Cayenne, com alterações profundas nas motorizações, chassis, design e equipamento. Um novo patamar de excelência, quando já não julgávamos ser possível.

Michael Schätzle, Vice President Product Line Cayenne, conta que esta “é uma das atualizações de produto mais extensas da história da Porsche”. Uma renovação completa que melhora a experiência de condução de um automóvel conhecido como produto de gama superior.

Uma performance de topo e mais potência

Agora, o novo Porsche Cayenne vem de fábrica com suspensão de molas de aço. São novos amortecedores com tecnologia de duas válvulas, com fases separadas de ressalto e compressão, que permitem uma performance otimizada em todas as situações de condução. O conforto a baixa velocidade, a condução em curvas dinâmicas e o suporte às oscilações surgem visivelmente melhorados. Inclui ainda suspensão pneumática adaptativa, com duas câmaras e duas válvulas, que estabiliza o veículo e simplifica a condução tanto em estrada como em off-road, em comparação com a suspensão de série e com o antecessor. 

No que se refere à sua potência, o novo Cayenne, na Europa, é apresentado com três motorizações. O motor V8 de 4.0 litros biturbo, desenvolvido pela Porsche, foi refinado e substitui o motor V6 no novo Cayenne S. Com uma potência máxima de 349 kW (474 CV) e um binário de 600 Nm – mais 25 kW (34 CV) e 50 Nm do que o antecessor – tanto o SUV como o SUV Coupé conseguem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos. A sua velocidade máxima é de 273 km/h. A versão de entrada na gama Cayenne conta com o motor V6 de 3.0 litros turbo otimizado. Debita agora 260 kW (353 CV) e 500 Nm de binário, um acréscimo de 10 kW (13 CV) e 50 Nm.

Também o Cayenne E-Hybrid conta com um motor de seis cilindros. Combinado com um um novo motor elétrico, que ganhou 30 kW para um novo máximo de 130 kW (176 CV), a potência combinada aumenta para 346 kW (470 CV). Com uma bateria com capacidade aumentada dos 17,9 kWh para os 25,9 kWh, agora já é possível conseguir uma autonomia elétrica de até 90 quilómetros (WLTP). O novo carregador de bordo de 11 kW reduz o tempo de carregamento para menos de duas horas e meia, o que são ótimas notícias para quem opta por esta versão do Cayenne.

Tecnologia, equipamento e design de última geração

No que se refere à tecnologia, contam-se entre as várias inovações, por exemplo, os novos faróis em LED HD Matrix, que garantem a iluminação da estrada adaptada a cada situação de condução e um sistema de qualidade de ar que filtra as partículas poluentes do ar no interior. 

O renovado Porsche Cayenne é mais digital e orientado para o condutor. Inclui o sistema de controlo e visualização Porsche Driver Experience, que centraliza as funções que o condutor mais utiliza no volante ou imediatamente ao lado do mesmo. A alavanca localizada à esquerda atrás do volante tem agora funções adicionais para os sistemas de assistência ao condutor. E neste novo Cayenne, o seletor da caixa de velocidades automática passa para o tablier. Assim, há mais espaço na nova consola central para compartimentos de arrumação e um grande painel de controlo do ar condicionado, com design elegante em preto.

O habitáculo do Porsche Cayenne traz, pela primeira vez, um painel de instrumentos totalmente digital, com 12,6 polegadas com design curvo e opções de visualização variáveis. Está integrado no novo tablier e permite aceder a todas as funções do veículo, para além de incluir ainda aplicações como Spotify® e Apple Music®. Nesta nova versão do SUV com que todos sonham, o passageiro dianteiro também pode ter o seu próprio ecrã de infotainment que, dependendo do mercado, inclui a opção de streaming de vídeo em andamento (uma película especial assegura que o condutor não possa ver o ecrã).

Falta falar do design do novo Cayenne, que nesta nova geração surge ainda mais impressionante. Na dianteira, os guarda-lamas mais arqueados, o novo capot e os faróis realçam a largura do veículo; na traseira destacam-se as luzes tridimensionais e o para-choques com suporte de matrícula integrado.

Existem mais cores à escolha e a nova gama de jantes de 20, 21 e 22 polegadas permitem configurar o Cayenne de forma ainda mais individual e dinâmica.
Para terminar, vale a pena acrescentar que este último Cayenne traz uma gama abrangente de novos e melhorados sistemas de assistência, concebidos para apoiar a condução a cada segundo, lidar com trânsito congestionado em autoestradas e estradas principais e evitar situações de perigo. Incluem um limitador de velocidade ativo, um assistente de manobra de emergência, assistente de curva e o Porsche InnoDrive mehorado como parte do cruise control adaptativo. 


Razões não faltam para descobrir o novo Porsche Cayenne e deixar-se arrebatar por um automóvel que desperta os sentidos.
 

Automóvel

Mais Automóvel

Na SELFIE