Rússia considera totalmente hostil a ratificação do Estatuto de Roma pela Arménia

Agência Lusa , PF
9 out 2023, 08:54
Vladimir Putin e o primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinyan

A decisão do parlamento arménio de ratificar o Estatuto de Roma foi descrita como "imprópria" pelo Kremlin, uma vez que a Arménia tem sido um aliado tradicional da Rússia, que não reconhece a autoridade do Tribunal Penal Internacional

A Rússia qualificou esta segunda-feira como “totalmente hostil” a ratificação pela Arménia do Estatuto de Roma, o tratado fundador do Tribunal Penal Internacional, que emitiu um mandado de detenção contra o Presidente russo por alegados crimes de guerra.

“Consideramos que a adesão da nossa aliada Arménia ao Estatuto de Roma (…) é um passo totalmente hostil”, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Mikhail Galuzin, numa entrevista ao jornal russo RBC.

O diplomata sublinhou que Moscovo se baseia na necessidade de preservar laços seculares entre os povos russo e arménio, enquanto o governo de Yerevan adere a uma “lógica claramente oposta”.

“É claro que há uma escalada da retórica antirrussa nas declarações dos responsáveis arménios e uma intensificação de uma campanha de informação hostil no espaço mediático arménio”, acrescentou.

Segundo Gazulin, tudo isto se baseia numa “narrativa absolutamente insustentável” de que a Rússia não ajudou a Arménia e não protegeu a população arménia de Karabakh.

Em 0 de outubro, o parlamento arménio ratificou o Estatuto de Roma, uma medida que o Kremlin tinha anteriormente descrito como “muito hostil” em relação à Rússia.

O Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, emitiu um mandado de captura internacional contra Vladimir Putin, em março, considerando-o responsável pela prática de crimes de guerra ao deportar ilegalmente crianças da Ucrânia para a Rússia.

A decisão do parlamento arménio de ratificar o Estatuto de Roma foi descrita como "imprópria" pelo Kremlin, uma vez que a Arménia tem sido um aliado tradicional da Rússia, que não reconhece a autoridade do TPI.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados