“António Costa, é uma pessoa que sabe fazer pontes, que sabe fazer consensos, demonstrou-o em Portugal"

Agência Lusa , PP
25 jun, 18:45
Alexandra Leitão (António Pedro Santos/Lusa)

PS diz que nomeação de Costa para o Conselho Europeu é um dia "muito importante para Portugal"

O PS mostrou-se esta terça-feira muito satisfeito com o acordo preliminar que põe António Costa à frente do Conselho Europeu, afirmando que é um dia “muito importante para Portugal” e que esta decisão é apoiada “pela grande maioria dos portugueses”.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, a líder parlamentar dos socialistas, Alexandra Leitão, afirmou que este cargo é o “justo reconhecimento de oito anos de um trabalho que elevou muitíssimo o patamar em que se encontra Portugal” e sublinhou as capacidades do ex-primeiro-ministro na construção de pontes com os líderes europeus. 

“António Costa, é uma pessoa que sabe fazer pontes, que sabe fazer consensos, demonstrou-o em Portugal e já o demonstrou na Europa e vai continuar a demonstrar agora num cargo de grande importância. Portanto, imagino que sejamos acompanhados pela grande maioria dos portugueses, é também um dia muito importante para Portugal”, afirmou a socialista.

Sobre as críticas ao acordo para os altos cargos europeus, que inclui a recondução de Ursula von der Leyen para um novo mandato à frente da Comissão Europeia, Alexandra Leitão frisou que este é um acordo que resulta de um “consenso entre os dois” maiores grupos no Parlamento Europeu e que “é um acordo normal para os dois cargos mais importantes”.

“Apesar de as notícias não terem sido as melhores do lado da votação na extrema-direita populista, continuam a ser estes dois grupos que suportam o próprio projeto europeu e é normal que os dois principais lugares no quadro da votação sejam destes dois grupos”, acrescentou.

Alexandra Leitão reconheceu que houve um “momento de abertura” por parte do PPE - grupo político de Von der Leyen - a uma negociação com a extrema-direita, mas que posteriormente “houve um fechar dessa porta e uma preferência a falar com o grupo socialista”.

Os seis chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE) que, no Conselho Europeu, estão a negociar os cargos de topo, incluindo a nomeação de António Costa, chegaram hoje a acordo preliminar, avançaram fontes europeias à Lusa.

Depois de uma primeira tentativa falhada para acordo no jantar informal de líderes da UE a 17 de junho passado, estes negociadores (de centro-direita, socialistas e liberais) têm estado em conversações sobre os cargos de topo europeus no próximo ciclo institucional, discutindo-se o nome de António Costa para a liderança do Conselho Europeu, o de Ursula von der Leyen para segundo mandato na Comissão Europeia e o da primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para chefe da diplomacia comunitária.

Segundo fontes europeias hoje ouvidas pela Lusa, os negociadores chegaram a acordo partidário (que é preliminar) sobre estes nomes após uma reunião por videoconferência na segunda-feira à noite, que incluem também o de Roberta Metsola, que deverá ser reconduzida no cargo de presidente do Parlamento Europeu, apesar de não fazer oficialmente parte do pacote por não ser escolhida pelo Conselho Europeu.

Política

Mais Política

Patrocinados