Diogo Lacerda Machado é descrito como “grande amigo de António Costa" pelo El País, enquanto El Mundo salienta que dois ministros e um ex-ministros foram constituídos arguidos
Tanto o jornal El País como o El Mundo estão a noticiar as buscas dos Ministério Público na residência oficial de António Costa, Palácio de São Bento, e em alguns ministérios do Governo português.
O El País destaca que a “política portuguesa acaba de sofrer sobressalto de alcance ainda incerto” após as buscas e a detenção de “pessoas do círculo mais próximo do primeiro-ministro” português, classificando o empresário Diogo Lacerda Machado como “um grande amigo de António Costa, que no passado lhe confiou missões estratégicas como a nacionalização da companhia aérea TAP”.
Já o El Mundo, publicou um artigo da agência espanhola EFE, onde é realçado que a polícia está a efetuar buscas em mais de 40 locais distintos e a investigar negócios no setor do hidrogénio e lítio.
O El Mundo cita ainda, o jornal Público, que avançou que o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o antigo ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes são "arguidos".