MP faz buscas na residência oficial de Costa e em ministérios. Há cinco detidos

CNN Portugal , (notícia atualizada às 11:43)
7 nov 2023, 09:13
António Costa (Tiago Petinga/LUSA)

O primeiro-ministro, que tinha um evento agendado para esta manhã no Porto, dirigiu-se a Belém para prestar esclarecimentos ao Presidente da República

O Ministério Público está a efetuar buscas na residência oficial do primeiro-ministro e em alguns ministérios do Governo. Ao que a CNN Portugal apurou, as buscas estão relacionadas com um processo sobre exploração de lítio.

A CNN Portugal sabe que pelo menos cinco pessoas foram detidas, entre elas o empresário Diogo Lacerda Machado, que se apresenta publicamente como um amigo de António Costa - na comissão parlamentar de inquérito à TAP, em maio deste ano, disse preservar uma "excelente amizade" com o primeiro-ministro.

Também o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, e o presidente da Câmara de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, foram detidos no âmbito do processo que investiga negócios de hidrogénio e lítio. Dois empresários da na zona de Sines também foram alvo de detenções.

Ao que a CNN Portugal apurou, as buscas visam ainda o ex-ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e o dono da empresa Lusorecursos, Ricardo Pinheiro.

Também João Galamba, então secretário de Estado do Ambiente e atual ministro das Infraestruturas, e o atual ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, estão a ser alvo de buscas e serão constituídos arguidos no processo.

Entretanto, o primeiro-ministro, que tinha um evento agendado para esta manhã no Porto, dirigiu-se a Belém para prestar esclarecimentos ao Presidente da República. A reunião, solicitada pelo próprio António Costa, terá terminado cerca de 30 minutos depois.

A CNN Portugal sabe que o primeiro-ministro cancelou, entretanto, a agenda para o resto do dia.

O negócio que motivou as buscas do Ministério Público

Em causa está o negócio que garantiu à Lusorecursos a exploração da mina de lítio em Montalegre, apesar de a empresa não fazer parte do grupo de empresas com direito de prospeção.

O processo envolve suspeitas de corrupção para beneficiar a Lusorecursos no processo atribuição da exploração da mina.

As diligências ocorreram depois de recentemente a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter dado luz verde à exploração da mina por parte da Lusorecursos.

Entretanto, a assessoria de comunicação do primeiro-ministro confirmou a existência de buscas no gabinete de Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro, acrescentando que não há comentários por parte de São Bento à ação da Justiça.

“Confirmamos que há buscas no gabinete do chefe de gabinete [Vítor Escária]. Não comentamos a ação da justiça”, disse à agência Lusa fonte da assessoria de António Costa.

Também o Ministério do Ambiente e da Ação Climática confirmou à Lusa a realização de buscas da PSP nas suas instalações. Fonte oficial do ministério de Duarte Cordeiro disse, no entanto, não conhecer ainda o motivo das buscas.

Fonte da PSP referiu à Lusa que foram mobilizados cerca de 140 polícias para a operação de buscas e que o inquérito está a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados