Conheça o novo reforço do Benfica

15 abr 2001, 17:40

Pedro Mantorras na Luz na próxima época O avançado do Alverca é um dos homens do momento. Considerado uma das revelações da I Liga, campeão africano de sub-20 pela selecção de Angola, Mantorras estava na «mira» dos grandes clubes nacionais e europeus. Foi o Benfica que ganhou a corrida. Conheça a história do jovem que começou nas ruas de Luanda, passou pelo Barcelona e amadureceu em Alverca.

Mantorras é um dos homens do momento. O jogador do Alverca está a caminho do Benfica já na próxima época, com um contrato que se prolongará por cinco temporadas.  

Pedro Mantorras, uma das grandes revelações da I Liga, sagrou-se, no passado dia 1 de Abril, campeão africano de sub-20 pela selecção de Angola, numa competição em que conquistou o lugar de melhor marcador, com quatro golos, e integrou o onze ideal. Essa foi mais uma chamada de atenção para o talento do jovem angolano, que já antes estava na «mira» de grandes clubes nacionais e europeus. 
  
Como muitas outras crianças, Mantorras tinha como passatempo preferido jogar futebol nas ruas de Luanda. Nessa altura, a bola era de trapos e o maior sonho do jovem era chegar à Primeira Divisão do seu país. Um sonho comum a muitas crianças, mas que poucas conseguem alcançar.   
  
Com apenas 16 anos, Mantorras cumpriu o primeiro desejo da sua vida e começou a jogar no campeonato angolano. Pouco depois a sua vida deu uma reviravolta: enquanto representava Angola no Torneio João Havelange, foi visto por um olheiro do Barcelona. A partir daí aconteceu tudo muito depressa, e Mantorras viu-se no clube catalão, a treinar à experiência.   
  
No entanto, a aventura espanhola não foi bem sucedida. Em declarações recentes ao Maisfutebol, Mantorras diz que o insucesso ficou a dever-se «a algumas falhas dos dirigentes angolanos que trataram de tudo». Agora que a experiência passou, o avançado não esconde que gostaria de voltar a Barcelona: «Jogar lá é o sonho de qualquer jogador, quem sabe um dia chego lá...».   
  
A camisola oferecida por André Cruz   
  
Um dos momentos marcantes da carreira do jovem jogador foi protagonizado pelo veterano André Cruz, actualmente ao serviço do Sporting. No final do encontro entre os leões e o Alverca, na primeira volta da I Liga, Mantorras recebeu uma prenda muito especial: a camisola de André Cruz.  

Foi o próprio jogador brasileiro que a ofereceu ao jovem angolano. Mantorras explica como tudo aconteceu: «O André Cruz veio ter comigo no final do jogo e disse-me que me dava a camisola por eu jogar bem, por gostar de me ver, e incentivou-me a continuar a trabalhar».   
  
Este gesto deixou Mantorras muito feliz: «André Cruz é um jogador que já passou por muitos lugares, foi muito bom ter reconhecido o meu talento». Alguns meses depois, no jogo da segunda volta do campeonato nacional que terminou com uma vitória da equipa ribatejana por 3-1, o defesa-central de Alvalade acabou por ser «vítima» da magnífica exibição de Mantorras, que passou por ele sem piedade numa jogada de antologia que deu origem ao último golo do Alverca. 
  
«Tenho a certeza que tenho 18 anos»   
  
Muito se tem falado na idade de Mantorras. São várias as pessoas que afirmam que o jogador não tem 18 anos, mas sim bastante mais. Apesar da polémica, o jovem não se mostra preocupado. «Tenho a certeza que tenho 18 anos», afirma de forma convicta.    
  
Na opinião de Mantorras, aquelas pessoas que emitem pareceres acerca da sua idade falam «sem certezas». «Elas esquecem-se que eu comecei muito cedo, quando tinha apenas 16 anos», explica.    
  
O jogador revelou que já fez análises de sangue, urina e dentes, e que nada indicou que é mais velho do que aquilo que diz. Assim sendo, Mantorras não se incomoda com tudo o que já se disse a seu respeito. «Entra-me por um ouvido e sai-me por outro, porque estou tranquilo», diz.   
   
As boas exibições de Mantorras e a sua juventude suscitaram o interesse de muitos clubes. Para além dos grandes portugueses, nomeadamente Sporting e Benfica, o avançado angolano foi obervado por algumas equipas europeias, como o Inter de Milão e o Lille. Mas foi o Benfica que ganhou a corrida. 

Tal como o presidente do Alverca garantiu ao Maisfutebol, o jovem goleador rumará ao Estádio da Luz na próxima temporada, num negócio que poderá atingir valores inéditos nas transferências internas em Portugal.

  
Mantorras nunca mostrou pressa em sair efez questão de se manter afastado do processo da sua transferência. O seu argumento é que queria «aprender mais» para ser «um jogador mais maduro» quando saisse do Ribatejo.  

O jovem avançado tem desde a sua vinda para Portugal uma forte relação com Luís Filipe Vieira, presidente do Alverca, que chegou mesmo a afirmar que «a grande preocupação do clube, neste momento, não é tanto em termos desportivos, mas do homem em si». 

Mantorras sempre se mostrou agradecido e feliz por estar em Alverca. E não esquece quem o ajudou: «Sinto-me muito feliz aqui, e estou grato às pessoas do Alverca que me estenderam a mão quando precisei», afirmou. Agora, o Estádio da Luz será a próxima casa do jovem avançado angolano.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados