Reino Unido sanciona e congela bens de Roman Abramovich

10 mar 2022, 09:31
Roman Abramovich

Governo britânico concede uma licença especial ao Chelsea para continuar a competir

O Reino Unido anunciou esta quinta-feira um pacote de sanções sobre sete oligarcas russos que, considera o governo britânico, têm fortes ligações ao Kremlin. Roman Abramovich é um deles.

Abramovich anunciou publicamente que pretende sair do Chelsea, mas ainda é o proprietário do clube inglês. O russo fica com os bens congelados no Reino Unido e é impossibilitado de fazer transições com indivíduos ou empresas do país.

O governo britânico explica ainda que foi concedida uma licença especial para continuarem a ser realizadas operações no Chelsea, relacionadas estritamente com o futebol. Porém, o impacto destas medidas é tremendo. Antes de mais, porque o clube não poderá ser vendido.

«Face ao impacto significativo que as sanções de hoje teriam no Chelsea, o Governo concedeu uma licença para que as atividades relacionadas com o futebol possam continuar a ser realizadas no Chelsea. Isto inclui permissões para que o clube continue a disputar jogos e outras atividades relacionadas com o futebol, protegendo desta forma a Premier League, a pirâmide do futebol, os adeptos leais e outros clubes», pode ler-se.

«Esta licença permitirá apenas as ações específicas, para garantir que os indivíduos designados não contornem as sanções», salienta a nota oficial, concluindo: «Esta licença será constantemente reavaliada e iremos trabalhar de perto com as autoridades do futebol.»
 

Relacionados

Patrocinados