Estão a meio metro de Haidar: o ponto da situação da criança de nove anos presa num poço

CNN Portugal , BCE
17 fev 2022, 21:15
Permanecem as operações de resgate de Haidar (Fotografia: Twitter de Abdullah Azzam)

Resgate está em curso no Afeganistão

A criança de nove anos que ficou presa num poço com 25 metros desde terça-feira, em Zabul, uma província no sul do Afeganistão, deverá ser resgatada "em breve", avança a emissora local RTA Pashto.

"As operações de resgate da criança que caiu num poço na província de Zabul estão a decorrer a todo o gás. A população local diz que a criança está em boas condições e deverá ser resgatada em breve", pode ler-se num tweet divulgado esta quinta-feira por aquela emissora.

O secretário do vice-primeiro-ministro corroborou a informação, adiantando que as autoridades locais já conseguem avistar o menino, estando apenas a "meio metro" de Haidar.

"Atualização mais recente: Haidar já foi avistado e falta apenas meio metro para chegarmos até ele. As autoridades poderiam puxá-lo, mas as pedras adjacentes podem magoá-lo. Por essa razão, o governador pediu que as rochas sejam quebradas para que ele possa ser resgatado em segurança"; lê-se na publicação de Abdullah Azzam.

A criança ficou encurralada no poço na terça-feira, à semelhança do que aconteceu no caso de Rayan, o menino de cinco anos que acabou por morrer depois de passar mais de 100 horas num buraco em Marrocos.

Ainda não se sabe como é que o menino acabou por ficar preso naquele poço.

 

Autoridades correm contra o tempo (Fotografia de Abdullah Azzam)

De acordo com várias imagens que vão sendo partilhadas nas redes sociais, e que a AFP dá como fidedignas, foi possível levar uma câmara até Haidar, que está vestido com uma camisola azul, sentado no fundo do poço, com os ombros contra a parede, ainda que, aparentemente, consiga mexer a parte de cima do corpo.

Dezenas de pessoas apoiam as autoridades locais no resgate de Haidar (Fotografia de Abdullah Azzam)

 

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados