Criança presa em poço com 25 metros no Afeganistão desde terça-feira

17 fev 2022, 12:15
Autoridades tentam resgatar criança presa em poço no Afeganistão (Twitter)

Governo talibã está a acompanhar a situação e já deu informações nas redes sociais, onde também começam a chegar vídeos da situação

Uma criança de nove anos está presa num fundo de um poço com 25 metros desde terça-feira em Zabul, uma província no sul do Afeganistão. Duas semanas depois do caso de Rayan, menino de cinco anos que acabou por morrer depois de passar mais de 100 horas num buraco em Marrocos, volta a acontecer um caso semelhante.

De acordo com a AFP, as autoridades estão a trabalhar para resgatar a criança, que foi identificada como Haidar. Imagens partilhadas do local mostram uma câmara a descer até ao menino.

Por agora, e de acordo com o secretário do vice-primeiro-ministro Abdul Ghani Baradar, o menino está “bem de saúde e às vezes pede comida ou água”. Até ao momento, as circunstâncias do caso ainda não são conhecidas, sabendo-se apenas que o poço está seco.

“Está lá uma equipa com uma ambulância, oxigénio e outras coisas necessárias”, acrescentou.

Na partilha do responsável do governo talibã é ainda possível ver uma imagem de um túnel que está a ser escavado para tentar chegar à criança.

De acordo com várias imagens que vão sendo partilhadas nas redes sociais, e que a AFP dá como fidedignas, foi possível levar uma câmara até Haidar, que está vestido com uma camisola azul, sentado no fundo do poço, com os ombros contra a parede, ainda que, aparentemente, consiga mexer a parte de cima do corpo.

No local foi também colocada uma luz, que vai iluminando o local na pequena vila de Shokhak. A televisão RTA Pashto, do Afeganistão, deu ainda conta do desenrolar dos trabalhos durante a noite.

As imagens obtidas pela câmara levada até ao fundo do poço acabaram por registar uma conversa entre Haidar e o pai, que pede à criança que continue a falar, enquanto lhe pede que não chore.

“Fala comigo, estamos a tentar tirar-te daí. Estás bem? Fala comigo e não chores, estamos a tentar tirar-te daí”, disse o pai, ao que o menino assentiu: “Está bem, vou continuar a falar”.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados