TAP: passageiros com viagens canceladas vão receber SMS sobre novo voo

Agência Lusa , HCL
5 jan 2022, 22:46
TAP

A TAP tem registado dezenas de cancelamentos de voos devido a falta de pessoal, em isolamento devido à covid-19, uma situação que se repete um pouco por todo o mundo no setor da aviação

Os passageiros da TAP afetados pelo cancelamento de voos vão ser contactados pela companhia aérea, por mensagem, com informações sobre o novo voo e um ‘link’ para aqueles que pretendam alterar a solução encontrada, foi divulgado esta quarta-feira.

A fim de facilitar o processo e evitar tanto quanto possível os incómodos causados por estes cancelamentos (…) os passageiros de quem a TAP tem contactos receberão uma mensagem da companhia aérea informando do novo voo e, se desejarem fazer quaisquer alterações à solução encontrada pela TAP, podem simplesmente seguir o ‘link’ na mesma mensagem para o fazer, online”, pode ler-se numa resposta enviada à agência Lusa.

A transportadora aérea portuguesa referiu ainda que caso o bilhete relativo a um voo cancelado tenha sido reservado através de uma agência de viagem, os passageiros devem contactar a agência para que possa ser reservado de novo o voo.

Na resposta à Lusa, a companhia aérea frisou ainda que a nova variante da covid-19 Ómicron obriga a empresa a “ajustar a sua operação para fazer face a um pico de absentismo das tripulações” que tem “levado ao cancelamento de alguns voos, sendo os passageiros acomodados noutros voos da TAP ou de companhias parceiras”.

A TAP tenta cancelar os voos que possam ser afetados pela falta de disponibilidade de tripulações o mais cedo possível e protege imediatamente os passageiros em outros voos”, acrescentou.

A TAP pediu aos chefes de cabine que ocupem, de forma voluntária, funções menos graduadas, de comissários de bordo, para fazer face aos problemas gerados pela covid-19, que colocou muitos profissionais em isolamento, segundo um documento interno divulgado na segunda-feira.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) criticou o apelo da TAP aos tripulantes para que ocupem funções menos graduadas e sugeriu a reposição do período normal de trabalho para colmatar as dificuldades de pessoal.

Numa mensagem interna, a que a Lusa teve acesso, o SNPVAC disse que alertou a companhia para “que existem outras medidas para fazer face às dificuldades de operação, nomeadamente a reposição do período normal de trabalho para 100%, aumentando assim também o rendimento dos tripulantes”.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) disse hoje que “vê com apreensão o cancelamento de inúmeros voos da TAP nas últimas semanas” e diz que isso reflete um “desajuste” do quadro de pessoal face às necessidades.

Na informação, hoje divulgada, na sequência de uma reunião, promovida pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, com representantes dos sindicatos do universo TAP, o SPAC sublinhou “que a retoma da procura no setor faz antever uma época alta em 2022 comparável a anos pré-pandemia”.

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