"A esperança de que esteja vivo é limitada". Menino de 10 anos está há quatro dias preso num tubo no Vietname

4 jan 2023, 12:30

O acidente ocorreu na véspera de Ano Novo, quando o rapaz e outras três crianças procuravam sucata, numa construção

As esperanças de encontrar com vida Thai Ly Hao Nam, o menino vietnamita que caiu no interior de um pilar com 35 metros de profundidade, no dia 31 de dezembro de 2022, são cada vez menores. "A esperança de que esteja vivo é limitada", revelou Doan Tan Buu, um oficial local, na província de Dong Thap, onde aconteceu o acidente, informa a BBC.

Depois de ter falhado a primeira tentativa de puxar o tubo, onde está preso o menino de 10 anos, as autoridades decidiram mudar de estratégia. As equipas de resgate tentaram perfurar e amolecer a terra à volta do pilar, para puxá-lo, mas abandonaram essa ideia, por recearem que partisse. Agora, pretendem revestir o pilar com um tubo de aço e bombear água, para conseguirem remover a terra à volta e reduzir a fricção, revela VN Express - que mostra um gráfico onde se pode ver como será conduzida a operação.

O acidente aconteceu na véspera de Ano Novo, quando Thai Ly Hao Nam e três outras crianças procuravam sucata, numa construção. As imagens de videovigilância, divulgadas pelos meios de comunicação do Vietname, mostram o momento em que o menino caiu no buraco com 25 centímetros de diâmetro.

Os primeiros trabalhos de resgate foram realizados pela polícia e pelos familiares da criança. O VN Express escreve que o pai, Thai Van Tan Tai, revelou que, dez minutos após a queda, ouviu o pedido de socorro do filho. No entanto, depois o menino deixou de dar sinais de vida, sendo incerto o seu estado de saúde.

As autoridades mobilizaram vários engenheiros e equipamentos especializados para o local, para resgatar a criança o mais depressa possível. Quatro dias depois, os trabalhos continuam
 

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados