"É impossível esconder o assunto às crianças". Pedopsiquiatra aconselha pais a falarem sobre a guerra

4 mar 2022, 10:53

A pedopsiquiatra Margarida Crujo admite que os pais zelam sempre pela proteção dos filhos mas que, perante a atualidade, é impossível esconder aos mais pequenos o tema da guerra. 

"Se as crianças não puderem falar em casa, vão ouvir falar sobre o assunto fora de casa", explica. "É vantajoso que as crianças tomem contacto com esta realidade tão pesada num ambiente controlado e explicada pelas figuras de referência, em vez de tomarem contacto através de amigos ou de maneira que pode não ser tão esclarecedora e causar mais ansiedade", refere a médica. 

O tipo de conversa, defende Margarida Crujo, deverá ser adaptado à idade da criança, às suas características, personalidade, maturidade e capacidade de entendimento. 

Já sobre as crianças que, devido à guerra, são separadas da família para escaparem ao conflito, a pedopsiquiatra admite que possam ter sintomas de stress pós-traumático e diz que os mais pequenos que venham para Portugal para  fugir da invasão russa deverão ser acompanhados para que os especialistas possam identificar eventuais sinais de alarme.

Saúde Mental

Mais Saúde Mental

Patrocinados