Turistas em Veneza nadam nus em canais e vandalizam igrejas

CNN , Julia Buckley
28 mai 2022, 13:25
Veneza vandalizada

Presidente da Câmara está chocado. E defende "algumas noites na cela" para quem vandalizou obras de arte

O Verão no hemisfério norte está a aquecer, reina o caos nos aeroportos e os turistas procuram algumas "viagens de vingança".

E, em Veneza, essa tempestade perfeita faz com que grupos de visitantes se portem mal.

Nas últimas semanas, assistiu-se a uma série de transgressões turísticas na cidade, desde mergulho nu nos canais preservados pela UNESCO até à vandalização de uma das igrejas icónicas da cidade.

Na noite de 15-16 de Maio, a fachada da igreja do Redentore - desenhada pelo arquitecto renascentista Andrea Palladio, e o local da talvez mais famosa festa da cidade - foi vandalizada.

Os vândalos pintaram a fachada de rosa. Luigi Brugnaro

Uma parte da fachada - construída em pedra branca, que fazia parte do império veneziano quando a igreja foi construída - foi manchada de rosa, com o que parece ser uma equação rabiscada em cima.

A área de três metros quadrados situa-se debaixo da estátua de São Francisco de Assis, mesmo à direita da entrada quando se sobe a sua famosa escadaria de pedra branca.

Um habitante local terá tentado limpá-la e causado ainda mais estragos ao utilizar água, o que ajudou a cor a penetrar mais profundamente na pedra porosa. Está agora a receber trabalho de restauradores de arte que foram contratados pelo governo.

Segue-se o vandalismo de outra igreja de Veneza, a Sant'Antonin, que foi manchada com grafiti alguns dias antes, de acordo com o jornal La Nuova.

Entretanto, outro autointitulado artista derramou tinta azul brilhante sobre uma ponte em Fondamenta dei Garzotti, uma das principais ruas da estação de comboios da cidade. Parecia soletrar a palavra "liberdade".

Na noite de quinta-feira, dois turistas americanos decidiram despir-se e mergulhar nus num canal no bairro residencial de Castello.

Dois turistas americanos mergulharam nus num canal. CNN

Habitantes locais chocados observaram-nos a nadar durante cerca de cinco minutos na água - na qual as casas próximas drenam os seus esgotos - antes de saírem e regressarem ao seu Airbnb.

Câmaras de vigilância dispersas ajudaram a resolver alguns dos problemas. As autoridades já localizaram a pessoa responsável pela vandalização da igreja de Redentore, acompanhada de dois amigos.

Fondamenta Garzotti antes da chegada dos vândalos. Lotti Fabio/Adobe Stock

Eles faziam parte de um evento artístico de rua que decorria no início do dia, de acordo com a Câmara Municipal. As autoridades vasculharam os meios de comunicação social para ver quem poderia ser o culpado, e encontraram um artista de rua cujo trabalho de assinatura está a criar desenhos ao estilo de equações.

A polícia está agora à procura de filmagens de câmaras de vigilância dos mergulhadores nudistas.

O presidente da câmara Luigi Brugnaro chamou ao vandalismo uma "cicatriz" na basílica, um "lugar simbólico das tradições venezianas". "Os responsáveis não devem ficar impunes, devem pagar", escreveu no Twitter, pedindo que fossem dados mais poderes aos juízes de paz.

Tweetando uma foto dos estragos causados à ponte do Rio Marin, acrescentou: "Vai levar horas a restaurar a um custo que ainda não podemos calcular. Deveríamos manter estes bárbaros numa cela durante pelo menos algumas noites".

"Chega deste caos", escreveu o presidente da câmara após outro incidente - uma estátua religiosa a ser destruída em Marghera, no continente de Veneza. "A cidade deve ser respeitada".

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados