Vacinação: Lacerda Sales diz que, antes das crianças, há dois grupos prioritários

6 dez 2021, 12:30
Lacerda Sales sobre vacinação das crianças: "Estamos preparados"

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde não quis avançar com uma data para a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos contra a covid-19, mas garantiu que está tudo pronto

A decisão da Direção-Geral da Saúde em vacinar as crianças dos 5 aos 11 anos contra a covid-19 vai ser conhecida a qualquer momento. A CNN Portugal sabe que a comissão técnica de vacinação vai dar um parecer positivo, mas o Governo lembrou, nesta segunda-feira, que há, neste momento, dois grupos prioritários.

António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, disse, ainda, aos jornalistas, em Santarém, à margem de uma inauguração, que, qualquer que seja a data de arranque da vacinação das crianças, o país está preparado para avançar.

"Estamos preparados do ponto de vista do planeamento, do ponto de vista da logística, agora se será durante o mês de janeiro ou de dezembro isso tem a ver com o planeamento, até porque, como é sabido, temos outras linhas de vacinação neste momento, nomeadamente com mais de 65 anos e 150 dias, com mais de 50 anos com a Janssen, portanto, temos de conjugar esta complexidade logística com a vacinação das crianças", afirmou o governante.

Para Lacerda Sales não vale a pena estar a antecipar cenários, sendo que a única certeza, sublinhou, é que está tudo preparado para a vacinação deste grupo etário.

"Estamos neste momento à espera da decisão da Comissão Técnica de Vacinação, que esperamos seja uma decisão favorável, para vacinação das crianças até aos 11 anos, havendo ainda depois dessa decisão o parecer [da Direção-Geral da Saúde], e a nós o que nos compete, enquanto Governo, é ter todo o planeamento e toda a logística (…) para estarmos preparados para vacinar e é isso que estamos a fazer”, reiterou. 

Recorde-se que, no domingo, o secretário de Estado disse esperar "uma adesão grande por parte dos pais das crianças".

No passado dia 25 de novembro, o regulador europeu (Agência Europeia do Medicamento) autorizou a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos.

A União Europeia anunciou já que as vacinas da Pfizer para as crianças chegam aos Estados-membros no próximo dia 13 de dezembro

Vacinas chegam dia 13

As primeiras 300 mil vacinas para crianças, do consórcio farmacêutico BioNTech/Pfizer, chegam a Portugal a 13 de dezembro, anunciou, ainda, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

“Vão chegar cerca de 300 mil vacinas no dia 13 de dezembro e, depois, durante o mês de janeiro, chegarão mais 400 mil vacinas, o que, para esta população, será suficiente”, disse, sublinhando que se trata de "uma vacinação diferente porque é por unidose, de 10 microgramas, cerca de um terço da dose de um adulto”.

O total de 700 mil vacinas asseguram as necessidades nacionais “para vacinar todas as crianças dos 5 aos 11 anos”.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados