Mais de 30 urgências com constrangimentos na próxima semana em todo o país

Andreia Miranda , Notícia atualizada às 13:38
17 dez 2023, 10:32

Diretor executivo do SNS alerta que "o Serviço Nacional de Saúde atravessa um período crítico da sua existência"

Na próxima semana, 33 serviços de urgência vão funcionar com constrangimentos em todo o país. Em comunicado, o diretor executivo do SNS assume que "o Serviço Nacional de Saúde atravessa um período crítico da sua existência" tendo, por isso, divulgado o Plano de Reorganização da Rede dos Serviços de Urgência desta semana. 

"Este contexto resulta de diversas condicionantes, tais como a escassez de recursos humanos na área da saúde, experienciada a nível mundial, o recurso excessivo pelos portugueses a cuidados de saúde em contexto de urgência hospitalar e a elevada dependência histórica do recurso a trabalho extraordinário, por parte dos profissionais de saúde, para manutenção do funcionamento dos diferentes pontos da rede de Serviços de Urgência (SU)", lê-se no comunicado enviado às redações.

Dos 83 pontos de Urgência do país, 33 apresentam constrangimentos (ver lista abaixo), pelo que os utentes devem dirigir-se às instituições de referenciação, sendo que são aconselhados a ligarem previamente para o SNS24 (808 242 424). Nas situações de urgência ou emergência deverão contactar o 112, que encaminhará a chamada para o INEM.

"Face às condicionantes da situação atual, poderão verificar-se constrangimentos acrescidos no acesso aos serviços de urgência, com principal impacto nos casos menos graves", admite-se no documento.

Já os cuidados de saúde primários "devem reorganizar-se e assegurar períodos de atendimento não programado", para doentes com patologia aguda, nomeadamente os que forem enviados pelo SNS24.

"Em resumo, os Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde, com 83 pontos em todo o país, apesar das limitações identificadas, com o forte apoio do INEM, têm demonstrado capacidade de articulação e suporte, garantindo segurança e qualidade na prestação de cuidados de saúde, de forma planeada, organizada, e assegurando a necessária previsibilidade", acrescenta a nota.

Fernando Araújo, que assina a nota, lembra, no entanto, que estarão "o mesmo número de serviços de urgência a operar sem limitações em nenhuma especialidade". 

Região Norte

Eixo - Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

  1. Unidade Hospitalar de Vila Real - Serviço de Urgência Polivalente (sem ortopedia na noite de 18 de dezembro e na noite 21 de dezembro)
  2. Unidade Hospitalar de Chaves - Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem pediatria e ortopedia de 17 a 23 de dezembro)
  3. Unidade Hospitalar de Mirandela - Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem cirurgia geral de 17 a 23 de dezembro)

Eixo - Hospital de Braga

  1. Hospital de Braga - Serviço de Urgência Polivalente (sem cirurgia geral de 17 a 23 de dezembro)
  2. Unidade Hospitalar de Viana do Castelo - Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem cirurgia geral a 17, 22 e 23 de dezembro e nas noites de 18 a 21 de dezembro, sem via verde AVC a 17 e 23 de dezembro e na noite de 22 de dezembro, sem medicina interna a 17 e 23 de dezembro e na noite de 22 de dezembro)
  3. Centro Hospitalar Médio Ave - Unidade Hospitalar de Vila Nova de Famalicão - Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (20 de dezembro e 23 de dezembro)
  4. Hospital Santa Maria Maior - Serviço de Urgência Básica (sem cirurgia básica de 17 a 23 de dezembro; sem pediatria e ortopedia nas noites de 17 a 23 de dezembro)

Eixo - Centro Hospitalar Universitário de São João

  1. Unidade Local de Saúde de Matosinhos - Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem cirurgia geral nos dias 17, 18, 22 e 23 de dezembro)
  2. Centro Hospitalar Póvoa do Varzim/Vila do Conde – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem cirurgia geral e ortopedia nas noites de 17 a 23 de dezembro)
  3. Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa - Unidade Hospitalar do Vale do Sousa – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem pediatria a 17 de dezembro; sem cirurgia geral de 17 a 23 de dezembro)

Eixo - Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga

  1. Unidade Hospitalar de Santa Maria da Feira – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem serviço de pediatria a 17 de dezembro)
  2. Unidade Hospitalar de Oliveira de Azeméis – Serviço de Urgência Básica (sem serviço a 19 de dezembro, na noite de 22 de dezembro e no dia de 23 de dezembro)

Região Centro

Centro Hospitalar Tondela Viseu

  1. Unidade Hospitalar de Viseu – Serviço de Urgência Polivalente (sem ortopedia nas noites de 17 a 23 de dezembro)
  2. Unidade Local de Saúde da Guarda - Unidade Hospitalar da Guarda – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem ortopedia 18, 19, 22 e 23 de dezembro; sem via verde AVC na noite de 19 de dezembro e 21, 22 e 23 de dezembro; sem medicina interna 17, 21, 22 e 23 de dezembro)
  3. Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem cirurgia geral 22 e 23 de dezembro)

Centro Hospitalar do Baixo Vouga

  1. Unidade Hospitalar de Aveiro – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem ginecologia/obstetrícia 17 e 23 de dezembro; pediatria na noite de 23 de dezembro; cirurgia geral nas noites de 18, 19, 21 e 22 de dezembro e 23 de dezembro)
  2. Unidade Hospitalar de Águeda – Serviço de Urgência Básica (dia de 17 de dezembro e noite de 23 de dezembro)
  3. Hospital Distrital da Figueira da Foz – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem ortopedia a 17 e a 23 de dezembro)

Centro Hospitalar de Leiria

  1. Unidade Hospitalar de Leiria – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem ginecologia/obstetrícia a 17, 21, 22, 23 e noite de 20 de dezembro, pediatria a 20 de dezembro, cirurgia geral a 17, 22 e 23 de dezembro e Via Verde Coronária a 17 e 23 de dezembro)

Serviços de Urgência Básica em Agrupamentos de Centros de Saúde

  1. ACES Dão Lafões – Centro de Saúde de São Pedro do Sul – Serviço de Urgência Básica (sem serviço durante o dia de 19, 21 e 22 de dezembro)

Região Lisboa e Vale do Tejo

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

  1. Hospital de Loures – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico (sem ginecologia/obstetrícia a 17 de dezembro, sem pediatria a 17 e 23 de dezembro e nas noites de 18 a 22 de dezembro)

Centro Hospitalar do Oeste

  1. Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico (sem ginecologia/obstetrícia e pediatria a 17 de dezembro, sem cirurgia geral a 17 e a 23 de dezembro e sem medicina interna durante o dia de 17 de dezembro)
  2. Unidade Hospitalar de Torres Vedras – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico (sem pediatria nas noites de 17 a 23 de dezembro, sem ortopedia a 23 de dezembro e sem medicina interna na noite de 21 de dezembro)

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central

  1. Unidade Hospitalar de Torres Novas – Serviço de Urgência Básica (sem pediatria a 17 e a 23 de dezembro)
  2. Hospital Distrital de Santarém – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem ginecologia/obstetrícia de 21 a 23 de dezembro; sem ortopedia a 18 e a 23 de dezembro)
  3. Hospital de Vila Franca de Xira – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem ginecologia/obstetrícia de 21 a 23 de dezembro)

Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

  1. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Serviço de Urgência Polivalente (sem ginecologia/obstetrícia a 17 e 23 de dezembro, sem pediatria nas noites de 17 a 23 de dezembro e sem cirurgia geral a 22 de dezembro)
  2. Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca - Unidade Hospitalar de Amadora/Sintra – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem ginecologia/obstetrícia de 17 a 21 de dezembro e sem pediatria nas noites de 17 a 23 de dezembro)

Hospital Garcia de Orta

  1. Hospital Garcia de Orta – Serviço de Urgência Polivalente (sem ginecologia/obstetrícia a 17 e 23 de dezembro e na noite de 22 de dezembro; sem pediatria nas noites de 17 a 23 de dezembro, sem cirurgia geral a 17 e 23 de dezembro e sem Via Verde AVC na noite de 17 e 23 de dezembro.
  2. Unidade Hospitalar do Barreiro – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem ginecologia/obstetrícia e pediatria a 17 de dezembro)
  3. Centro Hospitalar de Setúbal – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem ginecologia/obstetrícia de 18 a 23 de dezembro, sem pediatria de 21 a 23 de dezembro, sem cirurgia geral e ortopedia a 20 de dezembro)

Região Alentejo

Hospital do Espírito Santo de Évora

  1. Hospital do Espírito Santo de Évora – Serviço de Urgência Polivalente (sem pediatria nas noites de 18 a 22 de dezembro e a 23 de dezembro; sem medicina interna nas noites de 18 e 21 de dezembro, a 20 e a 22 de dezembro)

Região Algarve

  1. Unidade de Portimão – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (sem ginecologia/obstetrícia a 22 e 23 de dezembro, sem pediatria no dia de 20 de dezembro e a 22 e 23 de dezembro e sem ortopedia a 23 de dezembro)

Saúde

Mais Saúde

Mais Lidas

Patrocinados