Bwera situa-se perto da fronteira com a República Democrática do Congo
Quarenta e um corpos, 38 deles de estudantes, foram recuperados na sequência do ataque de um alegado grupo de rebeldes à escola secundária de Lhubiriha, na cidade fronteiriça de Mpondwe, oeste do Uganda, disseram hoje autoridades da região.
O presidente da câmara de Mpondwe, Selevest Mapoze, citado pela Associated Press (AP), afirmou que foram recuperados os corpos de 38 estudantes, um guarda e duas pessoas baleadas à entrada da escola.
A polícia atribuiu o ataque de sexta-feira aos rebeldes das Forças Democráticas Aliadas, que há anos atuam a partir das suas bases no Congo Oriental.
A escola, mista e privada, situa-se no distrito ugandês de Kasese, a cerca de dois quilómetros da fronteira com o Congo.
"Um dormitório foi incendiado e um armazém de alimentos foi saqueado”, disse a polícia, num primeiro comunicado, que dava conta da recuperação de 25 corpos, transferidos para o Hospital de Bwera, e de oito pessoas em estado crítico, bem como da existência de raptados.
O comunicado avançava que as tropas ugandesas perseguiram os atacantes até ao Parque Nacional de Virunga, no Congo, “para resgatar os raptados".
UPDATE :The death toll of the ADF attack in Kasese currently stands at 41.The rebels launched their attack on the school and 22 students were hacked to death. Additionally,17 students were killed by a bomb and 2 residents also lost their lives.
— NTV UGANDA (@ntvuganda) June 17, 2023
Details to follow
#NTVNews pic.twitter.com/SFOJWDT0Y0