Vale tudo para atrair turistas. As estratégias mais estranhas usadas para convencer a visitar um país

CNN , Julia Buckley
31 dez 2022, 10:00
Islândia

Quando são bons, são icónicos. Quando são maus - bom, pelo menos, fazem-nos rir. Estamos a falar de anúncios de viagens – e de quando os destinos de viagens tentam convencer-nos a usar o nosso tão merecido dinheiro de férias, ao produzirem vídeos extravagantes e websites inteiros para captar a nossa atenção

Então, como será que têm sido os anúncios durante este ano - o primeiro ano, desde que a pandemia começou, com poucas restrições para a maioria dos viajantes? Os destinos estão desesperados por dinheiro pós-confinamento, por isso apostam quantias exorbitantes para convencer as celebridades a participarem nos seus anúncios, para puderem captar as melhores imagens dos locais, e, com sorte, ganharem muita imaginação a desenvolver a imagem que os destinos querem passar.  

Desde o estranho (os cavalos de dactilografia da Islândia) ao maravilhoso (a reabertura emocional das fronteiras da África do Sul), o mau (isto é, maléfico -- a Suécia recriou “The Blair Witch Project”) até ao controverso (os elogios de David Beckham ao Qatar), aqui estão 15 vídeos que chamaram a nossa atenção este ano.

África do Sul: O renascimento

Lançado em março, quando grande parte do mundo ainda estava em confinamento, o vídeo de três minutos da África do Sul foi uma brilhante tomada de posição sobre a forma como imaginávamos que as próximas viagens poderiam ser, à medida que as fronteiras se começavam a abrir pós-Ómicron - uma aposta corajosa, uma vez que a variante foi descoberta pela primeira vez na África do Sul, e o país enfrentou proibições de viagem imediatas vindas de vários países (que estavam igualmente cheios de pessoas com o vírus).

Uma jovem mulher com um ar abatido na sombria cidade de Londres, escura e chuvosa, emerge na luz da Cidade do Cabo - e tudo se torna tecnicolor. Ela desfruta das clássicas experiências da África do Sul - um safari e uma viagem à escarpa de Drakensberg, com a beleza natural do país em exposição total - mas o foco está nas ligações humanas que todos perderam durante o confinamento.

Recebe uma massagem, junta-se a colegas surfistas, cavalga ao longo de uma praia ao pôr-do-sol e termina o vídeo numa festa. Por outras palavras, o sonho. “Venha como está, saia como nunca mais vai estar. Volte a viver!” é a forma como termina o vídeo. Pode até deixar-nos emocionados. 

Suécia: Um filme de terror escandinavo 

Vai uma brincadeira ao estilo “Blair Witch” no bosque? A Suécia está à sua espera. Mesmo a tempo do Halloween, Visit Sweden lançou um filme de terror de dois minutos promovendo o país. Uma proposta arriscada para captar a atenção dos visitantes, tendo em conta que o vídeo, narrado pela própria voz da “Suécia”, tem lugar numa floresta - a “alma” do país - começando por ser idílico, mas transformando-se rapidamente num filme de terror.

No anúncio, um homem que está de férias, Sam, conhece uma bela mulher -- será que é mesmo? Não é; ela é, na verdade, uma huldra, uma ninfa da floresta assustadora. “O que aconteceu na floresta é algo que achas que foi um sonho, mas não é bem assim que vai ser”, adverte a Suécia.

Conclusão: a curta-metragem terminou promovendo “Kiln,” uma “história arrepiante para ouvir” de John Ajvide Indqvist que só pode ser descarregada “na floresta sueca”. Na verdade, a história, e não o vídeo, é o foco da campanha publicitária “Spellbound by Sweden” (Enfeitiçado pela Suécia). Assim que lá estiver pode ouvi-la - se tiver coragem.

Ruanda: Jogue com Lionel Messi

As lendárias estrelas de futebol de Paris Saint-Germain, incluindo Lionel Messi e Sergio Ramos dirigiram-se para sul da Ruanda para a campanha publicitária Visite a Ruanda 2022, “Descubra a sua próxima aventura na Ruanda”, que estreou pouco antes do Ano Novo. 

Abrindo com o antigo guarda-redes Jérôme Alonzo a jogar golfe durante a sua reforma, o vídeo de 100 segundos segue a sua bola de golfe ao aterrar no estádio do Parc des Princes, é chutada pelos jogadores, e depois lançada para Ruanda, onde sobrevoa as suas paisagens mais espetaculares.

Termina num campo de golfe com uma menina a acertar com a bola no buraco - mas não antes, claro, de alguns gorilas terem tido o seu momento para brilhar. Uma boa ideia esta, no ano do Campeonato do Mundo.

Vilnius: Parabéns a... quem?

“Ninguém sabe onde fica Vilnius”, admite este vídeo de inspiração característica da capital da Lituânia. Campanhas anteriores apelidaram a cidade de “o ponto g da Europa” e reescreveram um cântico de Natal (a campanha do ano passado chamava-se “Natal em Vilnius: é espantoso, onde quer que se pense que fica”)

Desta vez, a campanha gira em torno do 700º aniversário da cidade, em 2023. “Depois de a maior parte do mundo ter esquecido os últimos 699 aniversários de Vilnius, chegámos a uma solução para o seu 700º aniversário”, refere o vídeo retro.

A solução apresentada: uma “coleção de cartões de aniversário digitais que vem atrasada.” O vídeo ao estilo atrevido dos anos 80 passa por vários cartões divertidos antes de lhe dizer para enviar o seu. Pode esquecer-se da data, mas a celebração será inesquecível, termina, dizendo que Vilnius está “700 anos mais nova”.

Uganda: Esteja atento

O quadro turístico do Uganda começou em 2022 com um vídeo de dois minutos mostrando a beleza do país, desde picos de montanhas nevadas a colinas arborizadas exuberantes, lagos tranquilos, cascatas e rios que parecem ter sido feitos para a prática de rafting.

Mas o foco virou-se rapidamente para o seu povo – a comida ugali, sentar-se com uma bebida, dançar, e sair para a cidade nas discotecas de Kampala.

A melhor parte? Em vez de serem muito óbvios, os animais (incluindo os clássicos -- um chimpanzé, um gorila e uma girafa) só fazem aparições fugazes. “Só temos de abrir os nossos sentidos e desfrutar daquilo que é exclusivamente nosso”, diz o narrador. Irá definitivamente abrir os seus sentidos para perceber que a oferta vai mais além do que o turismo de safari.

Colômbia: Poder literário

Ministério do Turismo da Colômbia

Parabéns à Colômbia por apostarem em algo à moda antiga com o “El libro de la calidez” (Livro da Amabilidade), um e-book de 212 páginas maravilhosamente fotografado, dedicado aos seus habitantes que são conhecidos por serem tão acolhedores.

Em espanhol e inglês, escolhe diferentes interpretações de “amabilidade”, desde o amor do apicultor Humberto Narváez pela sustentabilidade até ao acolhimento de primeira categoria de Maria Eugenia Clavijo aos seus hóspedes do hotel.

“Embora o possamos sentir em cada saudação, cada sorriso, cada acolhimento e cada chávena de café que partilhamos, queríamos compreendê-lo melhor. Foi por isso que saímos em busca da amabilidade colombiana, e fomos diretamente à sua fonte: o nosso povo, aqueles que a têm no coração”, referiu o conselho de turismo, que também produziu um vídeo de um minuto - embora este último seja um pouco tradicional, demasiado ao estilo “o habitante local sorridente” para o nosso gosto.

Filipinas: A grande (não) revelação

É um país corajoso que não exibe um único destino específico na sua dispendiosa campanha de marketing, mas foi o que as Filipinas fizeram com o seu vídeo de junho, “The People Make the Destination” (As pessoas fazem o lugar).

“Para criarmos um anúncio que não faça as pessoas clicarem para a frente, deixámos o habitual de parte... o sol, a areia, os atores, os vídeos de drone, as canções pop, os efeitos especiais”, dizem no vídeo. Trocámos tudo isto pelas “pessoas que sempre tornaram os nossos destinos mais memoráveis e mais divertidos” - por outras palavras, o vídeo de dois minutos mostra apenas as pessoas. Não as pessoas no local, como o anúncio do Uganda, mas sim pessoas a usarem peças únicas e a fazerem acrobacias ao estilo do Cirque du Soleil para formar representações de lugares conhecidos.

O grupo transforma-se em colinas, quedas de água, montanhas, um edifício antigo, e até mesmo uma ave de rapina gigante antes de se transformar no oceano, com um surfista a apanhar as suas ondas. “As pessoas fazem o lugar - é mais divertido consigo”, lê-se no slogan.

No entanto, os destinos estão lá -- na banda sonora, gravada em 23 pontos das Filipinas, conseguimos ouvir as ondas gigantes de Samar, e instrumentos T'boli de Cotabato do Sul. Há dois vídeos: um estéreo, e um binaural e imersivo -- este último soa melhor com auscultadores.

Suíça: Uma viagem de carro com Anne e Roger

O campeão de ténis Roger Federer promove a sua terra natal, a Suíça, há vários anos, mas em abril juntou-se a ele Anne Hathaway num vídeo de dois minutos.

“Anne e Roger aprenderam da maneira difícil que ninguém faz sombra à Grande Volta à Suíça” foi o slogan, depois de a dupla se ter mostrado zangada ao ver que pouco aparecia no seu suposto anúncio para o país. No vídeo, as suas atividades de grande plano - desde saltar num glaciar até um mergulho sincronizado num lago gelado - tinham sido substituídas por grandes planos, porque o diretor sentiu que a Suíça era mais impressionante do que os abdominais de Federer.

“Quando precisamos de uma viagem de carro imbatível, precisamos da Suíça”, assim termina. As celebridades autodepreciativas recebem, da nossa parte, um ‘gosto’.

Grã-Bretanha: Para além do chintz

A família real, as Cotswolds e agora o Brexit são provavelmente o que vem à mente da maioria das pessoas quando pensam no Reino Unido, mas a campanha publicitária Visit Britain's 2022, lançada em fevereiro, escapou aos clássicos para mostrar o que mais têm para oferecer.

O anúncio “Welcome to Another Side of Britain” (Bem-vindo ao outro lado da Grã-Bretanha) destaca as cidades da Grã-Bretanha - que tiveram uma enorme queda nos visitantes internacionais, tanto como consequência da pandemia como do Brexit.

Fizeram uma grande aposta nas viagens urbanas de verão, destacando destinos turísticos improváveis em Birmingham e West Midlands, e mostraram um lado diferente de Londres, incluindo o Dare Skywalk no Estádio Tottenham Hotspur e as banheiras de hidromassagem flutuantes que se movimentam à volta das docas de Canary Wharf. Vídeos rápidos de 30 segundos que apostam em algo completamente diferente -- aprovamos.

Marrocos: Dançar com liberdade

As pessoas costumam ir a Marrocos por causa das suas tradições, mas este vídeo, lançado em maio, pega nessas tradições (tajines, souks, o Palácio Badi de Marrakech) e combina-as com Marrocos moderno: golfe nas dunas, dança moderna no Palácio Badi, e instalações de arte espetaculares no deserto.

Conseguiu, de forma inteligente, mostrar imagens de tudo o que nos leva a Marrocos, mas introduzindo uma vertente contemporânea. Bom trabalho - e boa banda sonora.

Islândia: Póneis como assistentes pessoais

Sente-se obrigado a verificar o seu e-mail enquanto está de férias? Não precisa de se preocupar com isso se escolher a Islândia, que promete o serviço “Out-horse your email.”

O anúncio, publicado em maio, afirma que os póneis islandeses foram treinados para escrever mensagens de out-of-office, para que não tenha de verificar o seu telefone.

“Não há nada que estrague as suas férias como o trabalho”, assim começa o vídeo de um minuto, que mostra depois sete cavalos a pisar um teclado gigantesco, elaborando respostas ininteligíveis.

Há um vídeo bónus dos bastidores do website da campanha, bem como a possibilidade de escolher um dos três cavalos para escrever o seu próprio out-of-office (sem sentido algum). Disparatado, mas bastante cómico. 

Viena: Deixe-se ir

A capital austríaca está a preparar o seu regresso com uma campanha publicitária surreal.

Viajar deve ser uma época em que relaxamos das regras da vida quotidiana - e para o incentivar, a Junta de Turismo de Viena produziu uma curta mostrando uma barriga a andar (se não mesmo a falar) e a ‘deixar-se ir’ para a sua campanha publicitária de outubro.

É uma curta-metragem completa de quase seis minutos, na qual uma barriga rechonchuda abandona o seu humano obcecado por exercício físico, Harry, porque já não se sente bem-vinda.

A barriga parte para Viena, onde vagueia pelas ruas, vê obras de arte sublimes, e desfruta de um Sachertorte na sua cama de hotel. Eventualmente, Harry vem à procura da barriga, e desfrutam os dois de um jantar romântico num restaurante vienense.

“A melhor forma de se amar a si próprio é entregar-se”, assim termina. Isto parece ser um pouco controverso - ou se gosta ou não se gosta - mas é digno de ser visto, qualquer que seja a nossa opinião sobre a mensagem que passa.

Austrália: Ver as vistas com Rose Byrne

 

O filme de nove minutos da Austrália, “G'day”, ganhou 19 milhões de visualizações no YouTube só no seu primeiro mês. Promovendo a nova campanha “Come and say g'day” (Venha dar os bons dias), o filme ao estilo de “Toy Story” onde participou Rose Byrne como Ruby, um canguru de brincar, e Will Arnett como Louie, um unicórnio de brincar.

A dupla sai de uma loja de presentes da Grande Barreira de Corais e viaja para Nitmiluk Gorge, Uluru, a Grande Barreira de Corais e a Sydney Opera House.

“Down Under, 'g'day' é o início de qualquer boa aventura”, diz Byrne no final, em pessoa. “É a nossa forma de dizer: 'Se ainda não és amigo, não tarda o serás’” Um pouco forçado? Talvez, mas os números de visualizações falam por si.

Coreia: Tempo para nos divertirmos

 

A campanha tardia “Vamo-nos divertir, Coreia?”, lançada em novembro, é um olhar divertido e rápido sobre o país, com algo para todos, desde diversão familiar, passando pelos programas de sonhos para adolescentes e grupos de adultos, até casais de cabelo prateado a passearem juntos.

Mostra viagens de carro, golfe, parapente e danças ao estilo K-pop. Encontramo-nos lá.

Catar: a cortejar o David Beckham

 

Quando o vídeo longo de 30 minutos de David Beckham a fazer publicidade ao Catar foi lançado em agosto (acima está a versão de um minuto), foi ultrapassado em tamanho apenas pelo furor que provocou. O futebolista filmou “Stopover in Catar” (Paragem no Catar) para coincidir com o Campeonato do Mundo. No vídeo, Beckham vai dando dicas enquanto viaja por Catar: ir ao mercado (“Um dos melhores mercados de especiarias em que já estive”), aprender sobre mergulho de pérolas (“Talvez um dia me possas levar a mergulhar”) e treino de falcões (“Adoro estar no meio do nada, falar e comer”), visitar pontos culturais, incluindo o Museu Nacional do Catar, bem como andar de mota à volta de uma ilha criada pelo homem (“É isso que eu adoro, uma cultura de motociclismo, porque há uma em todo o lado e é isso que eu adoro”).

Também jogou futebol com uma mulher do Catar (“O futebol feminino é algo que sempre apoiei, e ainda mais agora, especialmente para mim, agora que tenho uma filha”).

Mas as críticas foram rápidas e fortes, com muitas pessoas a chamar a atenção para as alegadas questões de direitos humanos do Catar. A Amnistia apelou a que o jogador “falasse” sobre o tratamento dos trabalhadores migrantes que estavam a tornar possível o Campeonato do Mundo, ao passo que o comediante britânico Joe Lycett conduziu uma performance onde fingiu destruir (mas acabando por doar a instituições de caridade LGBT) quase $12.000 (11,280 euros) em protesto contra os rumores dos $184 milhões de dólares (173 milhões de euros) do contrato de 10 anos de Beckham. 

Beckham respondeu às críticas afirmando que é “positivo que o debate sobre as questões-chave tenha sido impulsionado diretamente pelo facto do Campeonato do Mundo se realizar primeira vez na região.”

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Mais Lidas

Patrocinados