A contagem dos votos dá vantagem ao candidato do partido no poder, o Partido Democrático Progressista, contra o desejo de Pequim
O candidato presidencial do partido no poder, Lai Ching-te, segue à frente na contagem dos votos das eleições em Taiwan, confirmando assim as sondagens que o colocavam como favorito entre os três candidatos às presidenciais.
De acordo com a Reuters, Lai Ching-te alcançou já mais de três milhões de votos logo após o início da contagem de votos, que começou pouco depois do fecho das urnas, às 16:00 horas locais (08:00 em Portugal continental).
Lai Ching-te, atual vice-presidente de Taiwan e candidato pelo Partido Democrático Progressista (DPP), fica assim confortavelmente à frente dos dois rivais, Hou Yu-ih, do Kuomintang, e Ko Wen-je, do Partido Popular de Taiwan. Porém, ainda nenhum partido reivindicou a vitória ou assumiu a derrota.
De acordo com a contagem dos votos, divulgada pelos meios de comunicação social de Taiwan, Hou Yu-ih está em segundo lugar, com cerca de 2,7 milhões de votos, enquanto Ko Wen-je reúne pouco mais de dois milhões.
As eleições são consideradas por vários especialistas como críticas, até porque um conflito armado entre Pequim e Taipé poderia colocar os Estados Unidos em confronto direto com a China e abalar a economia mundial.
A China comunista receia que uma vitória de William Lai, candidato do DPP, seja um passo em direção à independência e sugeriu aos eleitores taiwaneses estar em causa a escolha entre a paz e a guerra.
As sondagens têm colocado o DPP na frente, seguido do Kuomintang (KMT) e no terceiro posto o Partido do Povo de Taiwan (TPP), com indicações de que nenhum dos partidos deverá conseguir uma maioria no parlamento da ilha de 23 milhões de habitantes e líder mundial na produção de semicondutores.