Sub-21: Portugal-Andorra, 3-0 (crónica)

Vítor Maia , Estádio Capital do Móvel, Paços de Ferreira
8 set 2023, 19:31

Vitória com arte e cabeça

Após a desilusão no último verão, Portugal iniciou a caminhada para o Euro 2025 com uma vitória por 3-0 contra Andorra, numa partida do grupo G da fase de apuramento.

Um triunfo com arte e cabeça da equipa nacional que jogou contra uma seleção bem inferior. Na memória ficam guardados os golos de Henrique Araújo, Fábio Silva e Tiago Tomás, os lances que fizeram vibrar o estádio Capital de Móvel.

Apesar da diferença de nível entre os jogadores de ambas as equipas, Portugal sentiu dificuldades em furar a muralha defensiva de Andorra. Embora Henrique Araújo tenha rematado na área aos três minutos, a seleção nacional circulou a bola de forma lenta e raramente conseguiu encontrar espaços para chegar à baliza de De Castro.

Enfim, a primeira parte não estava a empolgar até que João Neves apareceu no jogo com um passe que deita por terra qualquer organização ou estratégia e Paulo Bernardo, que antes havia desperdiçado uma boa situação na área, rematou à trave. Fábio Silva ficou com a bola e de calcanhar, serviu Henrique Araújo para o 1-0.
 

Com cerca de uma hora ainda por jogar, a partida já estava resolvida. Andorra sentiu o golo sofrido, perdeu rigor defensivo e os espaços foram, aqui e ali, abrindo-se para Portugal. Antes do apito para intervalo, Fábio Silva e Henrique Araújo, de forma seguida, viram de Castro negar-lhes o golo.

Rui Jorge deixou Mateus Fernandes e Tiago Santos no balneário e lançou Pedro Santos e Carlos Borges para a segunda parte. A exibição de Portugal não melhorou exponencialmente, mas a bola circulou mais rápido e o jogo ofensivo foi mais fluído. Foi, por isso, com naturalidade que surgiu o 2-0: Vasco Sousa lançou Fábio Silva e o avançado, de pé esquerdo, bateu De Castro.
 

 

Com o jogo resolvido, entraram Essugo, Diego Moreira e TT. Um minuto depois de ter entrado e ao segundo toque na bola, o atacante do Estugarda fez o 3-0 final com um cabeceamento certeiro a passe de Tiago Santos.

Até final Portugal teve oportunidades para chegar à goleada - enviou uma bola ao ferro por Diego Moreira. Mais golo menos golo, ficam os três pontos da seleção portuguesa num jogo que não teve muito para contar.
 

 

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados