Obesos pedem «compromisso de peso»

tvi24 , PP
21 mai 2010, 20:54
Obesidade mórbida

Sábado celebra-se, pela primeira vez, o dia europeu dedicado à doença

A Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos (ADEXO) pediu esta sexta-feira «um compromisso de peso na luta contra a obesidade», numa conferência de imprensa conjunta com a ministra da Saúde, na véspera do primeira dia europeu dedicado à doença, escreve a Lusa.

«O nosso trabalho na Europa está a começar, mas há seis anos que temos já trabalho em Portugal», afirmou Carlos Oliveira, presidente da ADEXO, lembrando que a obesidade é assinalada a nível nacional desde 2004, o mesmo ano em que o Governo a reconheceu como doença crónica.

«Já há um conjunto de documentos e acções no nosso país, que estão muito à frente do panorama europeu no tratamento da obesidade», disse Carlos Oliveira, embora lamente que partes do programa nacional ainda não estejam postas em prática, como «a referenciação do doente não indicado para cirurgia» [os indicados já são operados e acompanhados posteriormente], bem como o aumento da prevenção nas escolas e jardins de infância.

«Falta dar vida a isto tudo», resumiu o presidente da associação, cujos dados apontam para seis milhões de portugueses com excesso de peso, dos quais 1,7 milhões são obesos e 280 mil sofrem de obesidade mórbida
.

O primeiro Dia Europeu da Obesidade e o sexto Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, assinalados no sábado, vão integrar uma petição que pretende reunir um milhão de assinaturas exigindo mais sensibilidade da Comissão Europeia.

Em simultâneo, os representantes portugueses no Parlamento Europeu vão ser convidados a tomar a iniciativa de propor medidas mais firmes de Bruxelas, no sentido de forçar os países que ainda não reconhecem a obesidade como doença crónica a fazê-lo.

«A obesidade é um problema sério em todo o mundo e também em Portugal», admitiu a ministra da Saúde, recordando que «cerca de 30 por cento das crianças portuguesas têm excesso de peso e algumas já obesidade»
.

Ana Jorge considerou que «há uma necessidade cada vez maior de prevenção primária e de se fazerem programas integrados e envolver toda a sociedade». E aconselhou as pessoas a praticarem «uma alimentação equilibrada», em vez de «dietas de restrição excessiva».

A Organização Mundial de Saúde calcula que 150 milhões de europeus são obesos ou têm excesso de peso, dos quais um milhão morrerão até ao fim do ano. A obesidade é causa de 80 por cento dos casos de diabetes tipo 2, de 35 por cento das doenças cardiovasculares e de 55 por cento dos hipertensos.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados