«Temos jogadores que jogam num patamar diferente das outras seleções»

André Cruz , Estádio do Dragão, Porto
12 out 2023, 18:47

Martínez reconheceu a valia da seleção portuguesa e assumiu que a Eslováquia «foi melhor na primeira parte» em Bratislava

A seleção portuguesa defronta esta sexta-feira a Eslováquia e pode garantir o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa 2024. Na antevisão à partida, Roberto Martínez reconheceu que o adversário criou dificuldades em Bratislava e deixou elogios ao selecionador Francesco Calzona.

«É importante dizer que a Eslováquia foi melhor que nós na primeira parte, jogou muito bem, fez um trabalho sem bola com muita agressividade, defendeu muito bem as nossas linhas de passe, o nosso controlo de jogo. Sofremos e, na segunda parte, fomos melhores. O que vamos ver amanhã é uma equipa muito bem trabalhada. O Francesco Calzona trabalhou um 4-3-3 que, a nível internacional, tem uma sincronização que não é normal. É um desafio que temos e os jogadores sabem disso. Mostraram que quando o adversário joga bem, sabemos ganhar», vincou.

Martínez sublinhou ainda a «flexibilidade» dos jogadores portugueses, que podem «executar ideias táticas diferentes» com apenas «dois ou três treinos», mas não revelou se vai usar uma linha de quatro ou cinco defesas.

O selecionador de Portugal também rejeitou a ideia de que a equipa das Quinas teve de defrontar equipas acessíveis nesta fase de qualificação.

«Estamos focados para estar ao máximo nível amanhã e tentar ganhar o jogo. Não há jogos fáceis. Ganhámos seis jogos porque os nossos jogadores tiveram uma atitude e compromisso excecional, depois precisam da estrutura para mostrar talento. Sabemos que individualmente temos jogadores que jogam num patamar diferente dos jogadores das seleções da fase de apuramento, mas não é por isso que são jogos fáceis», frisou.

«O futebol é simples, um grupo de pessoas, jogadores que tem um objetivo, um sonho de ganhar jogos a um nível internacional. O adversário não é parte disso, os resultados são a diferença entre as duas equipas, mas agora estamos a trabalhar para nós, para sermos taticamente flexíveis, com boa movimentação, bom compromisso defensivo. Estamos a criar uma equipa que pode explorar o talento individual. Depois, podemos fazer uma valorização da fase de apuramento, não acho que o futebol seja complicado, é muito simples», concluiu.

Portugal defronta a Eslováquia na sétima jornada do Grupo F da fase de qualificação para o Euro 2024 e uma vitória vale o bilhete para a competição que terá lugar na Alemanha. Siga o encontro a partir das 19h45 AO MINUTO no Maisfutebol.

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados